Plano Municipal de Educação de Ituporanga é aprovado e sancionado

Plano Municipal de Educação de Ituporanga é aprovado e sancionado

O Plano Municipal de Educação (PME) de Ituporanga que estabelece as diretrizes para a educação municipal até 2025 foi aprovado na terça-feira (23) pelo poder legislativo do município e sancionado pelo prefeito Arno Zimmermann. Dos 11 vereadores, 10 votaram pela aprovação e 01 contra. O documento foi analisado em duas sessões do poder legislativo.

O PME começou a ser elaborado em 2013, e antes de sua aprovação na câmara, passou por uma audiência pública para apresentação, análise e sugestões com a participação de professores, gestores escolares, representantes da comunidade escolar, da sociedade civil e autoridades.

“De maneira democrática a população interessada teve a oportunidade de participar e sugerir mudanças no conteúdo do documento, e depois encaminhamos para análise dos vereadores. Foi dado um grande passo para o futuro da educação de Ituporanga. Temos certeza que o PME vai proporcionar avanços na qualificação dos diferentes níveis e sistemas de ensino, além de propor educação inclusiva, do ensino básico até o superior", afirmou a secretária de educação, Solange G. Petry.

Saiba mais sobre o PME:

O Plano Municipal de Educação é um documento que define 20 metas e 386 estratégias que deverão ser cumpridas ao longo dos próximos 10 anos. Engloba todo o sistema de ensino, a formação de professores e valorização do magistério, o financiamento e gestão, visando a melhoria na qualidade da educação, tanto na rede pública quanto na privada. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação.