Número de inscritos em projeto de enfrentamento a obesidade surpreende em Ituporanga

Número de inscritos em projeto de enfrentamento a obesidade surpreende em Ituporanga

As vagas para participar do projeto “Mudança de Hábitos e Enfrentamento a Obesidade”, desenvolvido pela Administração de Ituporanga, por meio da Secretaria de Saúde, se esgotaram rapidamente e o número de inscritos superou as expectativas. Ao todo serão 84 ituporanguenses que a partir de agora terão mais qualidade de vida fazendo exercícios físicos semanais e tendo acompanhamento multiprofissional.

Segundo a secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais, inicialmente foram abertas 70 vagas, mas devido a grande procura o número acabou sendo ampliado. “E muitas outras pessoas nos procuraram para fazer a inscrição, mas infelizmente não conseguimos porque atingimos nossa capacidade. Optamos por estabelecer um número limite para prezar pela qualidade do atendimento. Se tivermos alguma desistência ao longo do ano, vamos chamando outras pessoas que tiverem interesse”, justifica.

De acordo com ela o projeto já foi um sucesso em edições anteriores e em 2022 não está sendo diferente. A triagem dos pacientes segue até o dia 28 de fevereiro e o primeiro encontro está marcado para o dia 3 de março. A partir desta data os participantes terão aulas com prática de exercícios físicos nas terças e quintas-feiras em duas opções de horários: pela manhã às 9h30 ou a noite às 18h30. Eles também passam por consultas individuais e acompanhamento com nutricionista e com apoio psicológico.

Através desse e outros projetos como o Viva Mulher e Por + Saúde nos Bairros, a Administração de Ituporanga segue investindo na promoção da saúde da população incentivando mudança de hábitos. O prefeito Gervásio Maciel destacou que o intuito do Município não é apenas garantir o tratamento da população, mas sim trabalhar na prevenção das doenças. “Com essas iniciativas, cada vez mais queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas e evitar que elas cheguem ao ponto de precisar procurar atendimento médico, tomar medicamentos. Com mudanças de hábitos simples com prática de exercícios e alimentação balanceada, garantimos muito mais saúde”.