Na tarde de ontem, 12 de maio de 2020, foi emitida uma Nota técnica conjunta (001/2020) da Secretaria Municipal de saúde, Vigilância Epidemiológica e Comitê de gerenciamento de crise e enfrentamento à Covid-19, para deliberar a respeito de critérios de utilização dos testes rápidos.
Os testes rápidos são uma forma de detectar a presença de anticorpos. De acordo com a deliberação, os testes deverão ser utilizados em pacientes assintomáticos que atenderem os critérios desta Nota e em pacientes sintomáticos após o sétimo dia do início dos sintomas.
Os testes serão realizados conforme disponibilidade do Município, considerando que a Secretaria Municipal de saúde recebeu apenas uma parte do pedido e aguarda a entrega de mais testes.
Inicialmente serão testados todos os profissionais de saúde do Município, além dos profissionais das Forças de segurança e salvamento e profissionais da Administração Pública Municipal que atuam em contato direto com os munícipes.
Em um segundo momento serão testados os pacientes que tiveram contato com casos positivos e pessoas atendidas nas Unidades de Saúde, que apresentarem um quadro clínico da doença, mas que não necessitarem de atendimento hospitalar.
É importante salientar que os critérios de utilização seguirão preferencialmente a ordem da Nota Técnica, mas a Secretaria de Saúde e a Vigilância epidemiológica analisarão os casos concretos e o cenário epidemiológico do Município.
O sexto caso positivo em Ituporanga é um homem assintomático que foi testado em virtude de pertencer ao grupo das Forças de segurança e salvamento e por ter contato com um paciente sintomático que aguarda resultado de exame RT-PCR.
Diante da situação, o trabalho do Comitê, Secretaria de Saúde e Vigilância epidemiológica visa controlar e evitar o crescimento de casos positivos.
Link para leitura de Nota Técnica: https://ituporanga.sc.gov.br/dados/edital/nota-tecnica-001-2020-realizacao-de-testes-rapidos-1095.pdf