Ituporanga estará representada no Campeonato Panamericano Junior que será realizado no Chile. O médico Afonso Motta Francisco, que atua na ESF do Bairro Vila Nova, foi convocado para a Seleção Brasileira de Hóquei na Grama Sub-21 que disputará o Campeonato Panamericano no mês de agosto e pode garantir vaga para a equipe no mundial da categoria. O embarque da comitiva está previsto para o dia 21 de julho.
A ligação do médico com o esporte olímpico é antiga. Hoje com 32 anos, Dr Afonso lembra que começou no Hóquei com 16 anos, e logo depois em 2006 já estava na seleção brasileira como atleta. Formado em Educação Física, conta que como atleta viajou o mundo representando o Brasil.
Em 2015 se afastou da Seleção Brasileira para terminar o curso de medicina. Mas mesmo fora das competições fez parte do quadro de arbitragem, e agora depois de formado foi convidado para fazer parte comissão técnica da seleção Sub-21 masculina que vai competir no Campeonato Panamericano Junior.
Em Ituporanga o profissional está atuando na Estratégia da Saúde da Família a cerca de um ano e três meses. Sobre a convocação afirma estar feliz, por poder manter presente a modalidade esportiva em sua vida. “O Hóquei sempre me motivou, sempre esteve presente na minha vida e todas as coisas que faço tem algo a ver com esporte. Ele sempre esteve como um plano de fundo de todos os meus objetivos e a Medicina do Esporte é uma área que eu gosto muito, além da Saúde da Família e é algo que quero levar para frente”, explica.
Atualmente ele ainda defende um time do Rio de Janeiro que chegou a ser campeão Brasileiro no ano de 2017, mas nesse momento as competições estão paralisadas em virtude da pandemia.
SOBRE O HÓQUEI NA GRAMA
O hóquei sobre grama é um esporte coletivo disputado por duas equipes compostas por onze jogadores cada. O jogo é disputado num campo de grama artificial. Os jogadores usam tacos para conduzir a bola, fazer passes para os jogadores de sua equipe e tentar marcar o gol.