A Administração de Ituporanga realizou na noite desta quarta (21) uma Live de prestação de contas referente à obras em andamento e também em execução no município. Em 180 dias de governo são mais de R$ 15 milhões investidos.
Em cerca de uma hora de transmissão, o prefeito Gervásio Maciel, o Secretário de Planejamento Vilmar Schwambach, o vice prefeito Geison Kurtz e o líder do governo na Câmara de Vereadores Adriano Coelho mostraram que a com a com a possibilidade de Ituporanga se tornar um polo turístico nos próximos anos, o município vem se preparando para garantir a infraestrutura necessária para o conforto dos visitantes e a qualidade de vida dos moradores.
De acordo com o prefeito todas as o obras tem se tornado possível graças a busca constante de recursos nos governos Federal e Estadual. “Estamos em constante contato com os nossos representantes na esfera Estadual e Federal para garantir que mais obras sejam realizadas. Nossa meta é calçar o maior número de ruas possível, de preferência todas. Muitas ruas também estão sendo calçadas no sistema de parceria, onde os moradores contribuem com parte dos custos da obra”, explicou.
Em seis meses de governo foram aplicados R$ R$ 15.022.699,66 em obras de infraestrutura no município, grande parte dos recursos são oriundos dos governos Federal e Estadual, com contrapartida do município, com recursos próprios que ultrapassam os R$ 2 milhões.
Segundo o secretário de Planejamento, Vilmar Schwambach, praticamente todos os bairros já foram beneficiados com obras. Os recursos citados pelo prefeito estão sendo utilizados na pavimentação de ruas, ampliações em unidades de ensino, construção e reforma de centros multiuso, construção do campo de futebol, conclusão do parque da cidade e também na implantação de uma ciclovia que ligará o Centro ao Distrito Industrial possibilitando um acesso seguro para os ciclistas.
AUMENTO DE ALVARÁS EMITIDOS MOSTRA CRESCIMENTO DA CIDADE
Ainda durante a live o Secretário de Planejamento Vilmar Schwambach explanou sobre as atribuições da secretaria, como por exemplo o licenciamento de obras visando o crescimento ordenado do município. Segundo ele, nesse primeiro semestre foram emitidas 157 consultas de viabilidade, 79 Alvarás de construção totalizando 15.714,69m², bem como 55 Habite-se.
“Mesmo com os impactos da pandemia a construção civil segue em crescimento no município. Se compararmos com os anos anteriores tivemos um crescimento médio de 14% na emissão de alvarás. Isso se deve a própria economia, a crise acabou gerando condições para se investir no setor da construção civil. Por isso, está sendo o melhor momento para construir ou reformar que vivemos nos últimos anos. Além disso, o parcelamento de solo também teve um aumento considerável, entre loteamentos e desmembramentos, o município conta hoje com cerca de 2.700 lotes para comercialização”.
REVISÃO DO PLANO DIRETOR
Outra ação destacada pelo secretário é a conclusão da revisão do Plano Diretor. “De acordo com o Estatuto das Cidades, essa revisão deve ocorrer a cada 10 anos, tivemos alguns entraves como trocas na gestão e a pandemia que atrasaram o processo, mas assim que assumiu a administração o prefeito fez questão de priorizar esse trabalho, reunimos a comissão e o Núcleo Gestor e finalizamos a revisão, foi elaborado um Projeto de Lei que seguirá agora para aprovação da Câmara de Vereadores”.
SISTEMA DE ANÁLISE DIGITAL DE PROJETOS
O secretário falou ainda de outras metas da Secretaria de Planejamento para o ano de 2021 como a implantação do sistema de análise digital de projetos. “Esse sistema proporciona celeridade ao processo e contribui para a diminuição da circulação de papéis, consequentemente reduzindo custos. Do próprio escritório o engenheiro/arquiteto cadastra o processo no sistema da Prefeitura e o técnico responsável faz a análise e emite o parecer, estamos trabalhando para aperfeiçoar ainda mais o sistema”, finaliza.