Com o incentivo da Administração Municipal em breve Ituporanga ganhará mais um atrativo turístico. No Recanto da Cebola, na comunidade de Rio do Norte os visitantes poderão acompanhar o plantio, colheita e classificação da cebola, passear de trator, além de se deliciar com um café colonial servido num mezanino dentro de um galpão de cebola, uma experiência única para mostrar o dia a dia na vida no campo e valorizar a cultura e tradições ituporanguenses.
A propriedade da família Laurindo é cuidada com todo o carinho pelo casal Eliziane e Sérgio e o principal produto cultivado é a cebola, que também será a base de diversos pratos servidos no café colonial como a torta de cebola, quiche de cebola e o pão de cebola. Eles contam que até este ano nunca pensaram em trabalhar com turismo rural, mas que depois que a ideia surgiu já fizeram muito planos e que essa será uma renda extra.
“A ideia surgiu numa conversa na Epagri quando a gente foi fazer uma DAP e soubemos que precisavam de uma propriedade de cebola para receber os turistas, mostrar o cultivo e servir um café colonial e como gostamos muito de receber aceitamos.Isso foi em maio e desde então começamos a montar a estrutura com o auxílio da Epagri, da Prefeitura de Ituporanga por meio da Fexponace”, lembra Eliziane.
Um dos diferenciais do café colonial, que será servido para grupos de 10 até 40 pessoas, é que todos os ingredientes são da propriedade ou de famílias agricultoras da comunidade como linguiça, queijos, entre outros. Enquanto se delicia com dezenas de pratos, os visitantes podem enxergar da janela de vidro todo o trabalho dentro do galpão de cebola. “O trabalho com a cebola não vai parar. A roça continua com a irrigação, plantação, colheita e classificação e quem vier vai poder ver tudo eu fazemos aqui na nossa rotina diariamente”, garante Sérgio.
A propriedade, que vai integrar o programa Caminho do Campo e servirá de exemplo para outras famílias que desejam trabalhar com o turismo rural, recebeu nesta semana um primeiro evento teste e recepcionou servidores da Epagri , Amavi e da Administração Municipal que têm auxiliado nesse processo de estruturação para que em breve seja inaugurada. O prefeito Gervásio Maciel, acompanhou a comitiva e disse ter certeza que o novo empreendimento será um sucesso. “Vamos implementar cada vez mais rotas para que os turistas venham até as propriedades do interior e aqui no Recanto da Cebola eles vão se surpreender com um dos melhores cafés coloniais do Brasil. Já viajei por cidades que são referência no turismo como Gramado e garanto que aqui eles não perdem em nada em qualidade e diversidade. Será mais um atrativo para Ituporanga”, ressalta.
O presidente da Fexponace, Paulo Roberto Ribeiro, comenta que o trabalho para estruturação do turismo começou há mais de um ano e meio e agora já é uma realidade. “Ituporanga vai receber cada vez mais visitantes e essa será uma propriedade modelo onde turista vai conhecer a realidade do dia a dia no campo e que representa muito a cultura e tradição do nosso município”, disse.
Paulo afirma que esse é um atrativo que será um dos carros chefes da cidade, pois hoje Ituporanga é conhecida como terra da Cebola e da Santa. “Além do passeio e café colonial terá réstia de cebola, saquinho de cebola e lembrancinhas de cebola para que o turista possa comprar ou levar de presente”, finaliza.