A Administração de Ituporanga, por meio da Secretaria da Saúde, segue trabalhando intensamente para garantir a imunização contra a covid 19 e no sábado, 22, a Sala de Vacinação estará aberta durante todo o dia. Pela manhã a vacinação será para adolescentes e adultos e a tarde somente para crianças.
Das 07h30 às 12h pode comparecer ao local quem tem retorno agendamento para o sábado, adolescentes de 12 a 17 anos, população adulta e idosa que ainda não tomou a primeira dose.
Podem se vacinar com a 2ª dose da Janssen pessoas que já tomaram a primeira dose há mais de 2 meses mediante a formação de grupo com 5 pessoas. A 2ª dose Oxford/ Astrazeneca é para pessoas que estejam com prazo agendado. Podem tomar a 2ª dose da Pfizer pessoas que já completaram 8 semanas da primeira dose e a 2ª dose vacina do laboratório Butantan/Coronavac é para todos que estejam no prazo mediante a formação de grupo de 10 pessoas.
A 3ª dose, ou a chamada dose de reforço, é indicada para todas as pessoas acima de 18 anos que já completaram 4 meses da segunda dose.
Já a vacinação das crianças continua no sábado das 13h às 15h com atendimento por ordem de chegada, com entrega de senhas e sem necessidade de agendamento. Para a data estarão disponíveis 200 doses.
O imunizante que será utilizado será o da Pfizer, que na versão pediátrica tem o frasco na cor laranja. A dose a ser aplicada é de 0,2ml. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de oito semanas.
“Em relação às crianças, neste sábado faremos a vacinação daquelas que tem de 5 a 8 anos de idade com alguma deficiência permanente e portadoras de comorbidades. E crianças de 9 a 11 anos de idade em geral”, orienta a secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais.
Além de estarem presentes no momento da vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar os documentos de identificação e levar a documentação da criança: documento de identificação, carteirinha de vacinação, cartão SUS, Termo de Assentimento que está disponível na Sala de Vacinas e laudo comprovando a comorbidade, comprovação de atendimento em Centro de reabilitação ou cópia de algum outro documento oficial com indicação da deficiência.