Ituporanga terá vacinação contra a covid nesta quinta-feira

Ituporanga terá vacinação contra a covid nesta quinta-feira

Apesar da vida corrida o empresário Flávio Goedert cumpriu nesta semana um compromisso pra lá de importante e que não deixaria para depois: levou os filhos Miguel, de 10 anos, Mateus, de 9 anos, e Mariana, de seis para se vacinar contra a covid por saber a importância da picadinha que pode salvar vidas.  Assim como ele, outros pais de Ituporanga podem garantir a imunização dos pequenos nesta quinta-feira, 17, quando a Secretaria de Saúde terá novamente horário estendido para a vacinação.

O atendimento será feito em duas salas de vacina na Unidade de Saúde do Centro das 17h às 19h e além das crianças de 5 a 11 anos, podem se vacinar nesse horário adolescentes e  adultos. O atendimento é por ordem de chegada sem necessidade de agendamento.

 Na cidade 82,16% da população já está vacinada com a primeira dose e 76, 02% com a segunda dose.  Quase 6.500 pessoa também já receberam a dose de reforço e a Administração segue se esforçando, especialmente por meio do atendimento ampliado e aos finais de semana para garantir que o maior número de moradores sejam imunizados.

Para a vacinação desta quinta são esperados crianças, adolescentes de 12 a 17 anos, população adulta e idosa que ainda não tomaram a primeira dose. Podem se vacinar com a 2ª dose da Janssen pessoas que já tomaram a primeira dose há mais de 2 meses mediante a formação de grupo com 5 pessoas. A 2ª dose Oxford/ Astrazeneca é para pessoas que estejam com prazo agendado. Podem tomar a 2ª dose da Pfizer pessoas que já completaram 8 semanas da primeira dose e a 2ª dose vacina do laboratório Butantan/Coronavac é para todos que estejam no prazo  mediante a formação de grupo de 10 pessoas. A 3ª dose, ou a chamada dose de reforço, é indicada para todas as pessoas acima de 18 anos que já completaram 4 meses da segunda dose.

Para adultos é obrigatório apresentar no dia da vacina, documento com foto, CPF ou CNS e Cartão de Vacinas. Para adolescentes a vacinação está condicionada à autorização dos pais ou responsáveis legais. Caso não haja presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer mediante apresentação de Termo de Assentimento devidamente preenchido.

Em relação ao público infantil podem se vacinar crianças com ou sem comorbidades que estejam acompanhas dos pais ou responsáveis legais. É necessário apresentar Termo de Assentimento devidamente preenchido e assinado e levar documento pessoal da criança, Carteirinha de Vacinação e Cartão do SUS.