Recurso é proveniente de emenda parlamentar e compreende até R$ 180 mil para veículo adaptado
Desde o início do ano, a administração municipal de Ituporanga vem enfrentando dificuldades por conta do sucateamento da frota, tanto do maquinário das secretarias de Urbanismo e Infraestrutura, quanto dos veículos leves para as demais atividades. Mas o desfalque mais urgente é com relação ao transporte escolar, já que a média de uso dos ônibus utilizados para este fim é de 19 anos.
“Temos essa grande dificuldade com a falta de ônibus adaptados e que ofereçam conforto e segurança aos nossos alunos, então desde o início do ano venho trabalhando incessantemente com nossos deputados para conseguir a liberação de verbas para investirmos na compra de novos ônibus escolares”, comentou o prefeito de Ituporanga, Osni Francisco de Fragas, o Lorinho.
Nessa busca por recursos, o primeiro resultado positivo: depois de receber a solicitação do prefeito, a deputada federal Geovania de Sá oficializou a destinação de uma emenda parlamentar de até R$ 180 mil para a compra de um ônibus escolar adaptado, contribuindo para o planejamento de renovação da frota.
Para que a emenda possa ser utilizada para este fim, agora é necessário aguardar o cadastramento do pedido no Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal, que é o regente dos projetos de manutenção e desenvolvimento da educação básica em todo o país.
“O primeiro ônibus já nos foi garantido pela deputada, mas ainda precisamos continuar buscando outros, já que nossa demanda é muito grande”, comentou a secretária de Educação, Rosangela França Wiese.
Recentemente o município passou por um novo processo licitatório para a contratação de empresa terceirizada que atende boa parte dessa demanda do município, e para isso houve a necessidade de ajustar algumas rotas. A administração entende a necessidade de melhorar cada vez mais este transporte e para isso intensifica a busca de recursos.
“Temos ainda mais algumas emendas prometidas para serem investidas na compra de ônibus para o transporte escolar, para o próximo ano queremos pelo menos mais cinco novos veículos”, finalizou o prefeito Lorinho.