Com ações conjuntas entre igreja, e setores público e privado a intenção é aproximar a comunidade das atividades do turismo no município.
O núcleo da Pastoral do Turismo (PASTUR) da Paroquia Santo Estevão de Ituporanga, primeiro núcleo de PASTUR oficialmente instituído em Santa Catarina, foi apresentado na manha desta sexta-feira, 13, para a Administração Municipal de Ituporanga. O intuito do encontro, foi tratar sobre as ações para 2025, em especial a festa em comemoração ao aniversário de aparição de Nossa Senhora de Lourdes, data lembrada em 11 de fevereiro e que deve contar com uma programação conjunta para integrar toda a comunidade e trabalhar o devocional Mariano.
A Pastoral do Turismo de Ituporanga é formada por representantes da Paróquia Santo Estevão, da iniciativa privada, do terceiro setor e das secretarias de turismo dos municípios que integram a Paróquia Santo Estevão, e foi oficialmente instituída no mês de agosto deste ano.
De acordo com o coordenador do núcleo Eduardo Bittelbrunn a PASTUR tem como missão despertar na comunidade uma consciência e prática cristã sobre a atividade turística. “Nós queremos enquanto pastoral buscar por meio do diálogo aproximar todas as pessoas que estão envolvidas neste segmento: turistas, trabalhadores e empresários, atingidos, positivamente ou negativamente, pelo turismo e por seus variantes”, explicou.
Com a presença do prefeito e vice eleitos Geison Kurtz e Leandro May e também o secretário de turismo Paulo Roberto Ribeiro, a reunião serviu para apresentação da Pastoral para a gestão municipal. A expectativa é que com o ano jubilar que será celebrado em 2025, a pastoral seja fortalecida com ações conjunta entre todos os setores.