O levantamento dos dados feito por empresa terceirizada vai possibilitar fazer simulações para avaliar cada momento da demanda no trânsito de Ituporanga.
Esta exigência do Governo Federal vai auxiliar na aquisição de futuros recursos e apontar os problemas enfrentados no trânsito para possíveis soluções a longo prazo. O programa vai apontar também problemas de circulação diários para serem resolvidos a curto prazo.
Além dos pontos já apontados pelo município e mapeados no plano diretor, será convocada uma audiência pública com os moradores para ouvir as necessidades da comunidade.
Inicia agora a fase do levantamento de informações através de captação de imagens. Com esta contagem do trânsito, será programado o tempo do semáforo de acordo com a necessidade.
A captação das imagens é feita por câmeras móveis instaladas em oito pontos da cidade além do auxílio de drone. O estudo vai durar seis meses e está sendo feito pela empresa 4Mob Engenharia Ltda, de Joinville, que venceu a licitação apresentando a melhor proposta para o município. O investimento do governo de Ituporanaga neste estudo é de 68.570,00 reais.