Ituporanga implanta o programa Educação Empreendedora

Ituporanga implanta o programa Educação Empreendedora

Os estudantes da Rede Municipal de Ituporanga agora têm acesso a um método de ensino diferenciado e que estimula o empreendedorismo. É que o município implantou em parceria com o Sebrae o programa Educação Empreendedora que desenvolve competências integradas à construção de projetos de vida.

Nesta segunda-feira, 4, profissionais da Secretaria de Educação e diretores das unidades de ensino participaram de uma reunião com o consultor do Sebrae Heinz Kirchhof que falou sobre o projeto e explicou que essa metodologia traz uma forma diferente de aprendizado e estimula comportamentos empreendedores, ética e cidadania, sustentabilidade, cooperação e inovação, entre outros temas abordados. “É uma metodologia diferente que o professor aplica em sala de aula junto com as disciplinas, um jeito diferente de ensinar, não apenas as matérias tradicionais, mas também comportamentos e saberes fundamentais para a vida adulta das crianças”, disse.

Dentro do Educação Empreendedora também está o projeto  Jovens Empreendedores Primeiros Passos, o JEPP, onde os alunos aprendem como se monta um negócio. “Não apenas para ganhar dinheiro, mas sim pela organização, planejamento, trabalho em equipe e gestão e eles terão uma chance ao final do ano de mostrar para os pais, amigos e comunidade, numa feira o que eles foram capazes de criar. É como se fosse uma pequena lojinha para eles mostrarem o que eles são capazes de fazer”, completa.

O programa será desenvolvido com estudantes do 1º ao 9º e de acordo com a secretária de Educação, Sandra Regina Berns Clasen, deve fazer a diferença na vida de todos esses alunos. “Queremos estimular esses comportamentos empreendedores, por isso é fundamental ensinar as crianças, mostrar o quanto elas são capazes  de serem protagonistas da sua vida e realizarem os seus sonhos”, salienta.

O Educação Empreendedora integra o convênio do Cidade Empreendedora, uma parceria que o município tem com o Sebrae e que trabalha diversos pilares. Além dos estudantes, ele também beneficia os professores oferecendo soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional dos educadores e dos gestores escolares.