Ituporanga foi reconhecida pelo trabalho que vem desenvolvendo na área cultural e conquistou a segunda colocação na Categoria Municípios: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a circulação artística com o projeto do Museu Itinerante ficando atrás do primeiro colocado que foi Xanxerê por apenas quatro pontos.
A diretora de Cultura da Fexponace, Ana Grah, comenta que haviam propostas muitos boas de todo o estado e a premiação foi recebida com muita alegria. “O museu itinerante nos trouxe um resultado muito bom. Com ele levamos os objetos para 10 escolas do município e os alunos e professores puderam trabalhar com artefatos indígenas, itens do início da era eletrônica e vários outros objetos. O fato de levar esse conhecimento, essa cultura faz com que eles compreendessem melhor como o povo de cada época viveu”, disse.
Ela ressalta que a proposta surgiu porque o museu estava fechado para início de restauração e foi uma forma de garantir que todos tivessem acesso aos objetos.
O prêmio:
O Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural é entregue pelo Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc). Ao todo são quatro categorias que valorizam e reconhecem as ações de gestão cultural realizadas pelos municípios e associação de municípios.