Ituporanga adere a mutirão de endoscopia e colonoscopia que vai beneficiar quase 500 pacientes

Ituporanga adere a mutirão de endoscopia e colonoscopia que vai beneficiar quase 500 pacientes

A saúde é nosso bem mais precioso e um dos maiores desafios do Poder Público já que muitas vezes o Sistema Único de Saúde não consegue dar conta da demanda que aumenta a cada dia. Pensando em diminuir a fila de espera em Ituporanga a Administração Municipal aderiu ao mutirão de endoscopia e colonoscopia que está sendo realizado no Hospital Dona Lizette em Taió e vai beneficiar quase 500 ituporanguenses. Os primeiros pacientes foram encaminhados nesta segunda-feira, 9.

Com o mutirão os exames são realizados na unidade por meio do SUS e a prefeitura disponibiliza o transporte dos pacientes.  Só nesta segunda-feira, 40 pacientes do município puderam fazer a tão aguardada endoscopia. Na cidade a fila de espera pelo procedimento é de 373 pessoas.

A secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais, informa que no próximo dia 16 será a vez de iniciar os exames de colonoscopia. Na data 20 pacientes de Ituporanga serão atendidos no mutirão. No município a fila de espera para esse procedimento é de 138 pessoas. “Vamos fazer esses agendamentos até zerar a fila de espera por esses exames tão importantes. Importante lembrar que a prefeitura fornece o transporte para o paciente e também para os acompanhantes. A Administração também vai custear os exames de biópsia que são coletados nos exames e precisam ser encaminhados para laboratório”, comenta.

Ela destaca ainda que os mutirões são essenciais para agilizar os exames já que muitos pacientes aguardavam na fila desde 2020, especialmente em virtude da pandemia que atrasou todos os procedimentos.