Inicia ciclo do plantio de cebola em Ituporanga e orientação é para se prevenir com reservatórios

Inicia ciclo do plantio de cebola em Ituporanga e orientação é para se prevenir com reservatórios

A semeadura dos canteiros marca o início da nova safra. Enquanto a semente germina e a muda fica pronta, os produtores se apressam em preparar as terras para o plantio. É lindo de ver! É muita terra sendo preparada para receber muita cebola. As imagens desta reportagem são da propriedade do Sérgio José Willemann, no bairro Cerro Negro. Ele atua na produção de cebola há cerca de 50 anos.  Nesta safra, Sérgio vai cultivar 12 hectares da cultura. A expectativa é colher em média 50 toneladas de cebola por hectare. Já no município de Ituporanga, a expectativa, de acordo com levantamentos da Secretaria de Agricultura para esta safra, é que sejam cultivados em torno de 4.500 hectares da cultura.

Quem faz a semeadura convencional nos canteiros deve transplantar as mudas em junho. A orientação para esta safra é que os agricultores fiquem de olho na previsão do tempo já que os indícios apontam para períodos mais secos com a chegada do fenômeno La Niña. De acordo com o Engenheiro agrônomo do município de Ituporanga, Volmir Borssatto, é importante se prevenir com reservatórios de água com antecedência para não correr risco de comprometer a safra em período de estiagem.

Se tratando em números, a Capital Nacional da Cebola, como é carinhosamente chamada nossa querida Ituporanga, representa uma boa fatia no abastecimento nacional. Só o município é responsável por 30% do abastecimento no Estado e em torno de 10% da produção nacional. Já a regional da cebola que é representada também por municípios vizinhos eleva para 25% o número do abastecimento nacional, colocando o Estado de Santa Catarina, responsável por cerca de 30% do abastecimento da cultura no Brasil.