A Administração Municipal de Ituporanga inaugurou, no dia 5, a nova ponte Vitório Sens, no Centro da cidade. Para a inauguração era esperada a vinda do vice-presidente da República, Michel Temer, que havia confirmado presença, porém, devido ao mal tempo, não pôde sair de Florianópolis, de onde viria de helicóptero até a Capital Nacional da Cebola.
O tempo chuvoso, aliás, prejudicou também a solenidade que aconteceria na Praça Frei Gabriel. Com a forte chuva, as autoridades e o público tiveram que se abrigar na Igreja Matriz Santo Estevão, onde foi realizado o ato.
Centenas de autoridades regionais prestigiaram a solenidade. Além do prefeito Arno Alex Zimmermann Filho e da vice-prefeita Angelita Goedert Oliveira, destaque também para as presenças dos deputados estaduais Aldo Schneider e Dirce Heiderscheidt; secretário regional da SDR Ituporanga, Elias Souza e da SDR Rio do Sul, Italo Goral; presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann; prefeitos José Bráulio Inácio “Zezé” (Chapadão do Lageado); Tatiane Dutra Alves da Cunha - titular - e Bruna Prim - em exercício (Leoberto Leal); Naudir Schmitz (Alfredo Wagner), Antônio Oscar Laurindo (Imbuia) e Garibaldi Antônio Ayroso (Rio do Sul).
Durante a solenidade na Igreja Matriz Santo Estevão também foram assinados convênios viabilizados pelos deputados Dirce e Aldo, secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues e SDR Ituporanga. Os convênios são para a instalação de telefonia fixa e internet no meio rural no valor de R$ 142 mil; para aquisição de implementos agrícolas no valor de R$ 108 mil e para a recuperação da malha viária municipal no valor de R$ 257 mil. O presidente da Epagri e ex-prefeito de Ituporanga, Luiz Ademir Hessmann também trouxe um convênio, no valor de R$ 3 milhões, para ser assinado no município. Este último será para monitoramento e irá auxiliar o trabalho da Defesa Civil no Alto Vale do Itajaí.
Após a assinatura dos convênios e o discurso das autoridades, mesmo debaixo de muita chuva, foi descerrada a placa e a fita inaugural da nova ponte que liga o Centro à margem esquerda do Rio Itajaí do Sul.
Trânsito
Com a nova ponte o trânsito no centro de Ituporanga sofre algumas modificações. Quem desce pela Rua 14 de Fevereiro (Beto’Esportes) pode optar por entrar na Travessa Jacob Sens (Correio), dobrar para a Rua Presidente Nereu (Centro) ou seguir para a margem esquerda do Rio.Já quem vem da margem esquerda do Rio terá que entrar, obrigatoriamente, na Rua Presidente Nereu.
Quem vem da Rua Presidente Juscelino (Bradesco), sentido Rua Presidente Nereu (Centro) e entrar na Rua 14 de Fevereiro (Beto’s Esportes) precisará, obrigatoriamente, entrar novamente na Travessa Jacob Sens (Correio). Para quem vem da Rua Presidente Juscelino (Bradesco) e segue pela Rua Presidente Nereu (Centro), na Rua Emílio Altemburg (O Boticário) será mão dupla até o entroncamento da Rua Governador Celso Ramos (Hospital Bom Jesus). (veja as mudanças no gráfico).
“Por enquanto as mudanças serão essas, mas vamos analisar o fluxo de veículos para ver se precisará outras modificações”, comenta a diretora do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Eliana Dammann.
Um pouco de história
Vitório Sens foi figura marcante na história ituporanguense. Foi ele, acompanhado de seu amigo Frei Artur Kleba, que idealizou e deu início a construção da ponte pênsil sobre o Rio Itajaí do Sul, ligando o Centro ao Bairro da Gruta. A inauguração de ponte pêncil aconteceu em 1948. Aliás, coincidiu também com a inauguração da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
Como naquela época não existia os mesmos recursos de hoje em dia, para fazer o teste de resistência da ponte pênsil, Vitório Sens fazia com que um caminhão lotado passasse várias vezes pela obra. Quando a ponte ficou pronta ela se tornou um ponto turístico e de encontro de Ituporanga. Todos queriam tirar fotos e passar pela ponte.
As despesas para a construção da ponte pênsil foram todas pagas pelo povo, que naquele tempo ainda era chamado de saltograndense. Além das doações, principalmente, de madeiras feitas por famílias tradicionais, várias festas na Gruta foram realizadas para a arrecadação de fundos. Como os compromissos com fornecedores dos materiais, sobretudo dos cabos de aço e ferragens, precisavam ser cumpridos imediatamente, a Igreja adiantou os recursos.