Na manhã de hoje (23), foi realizada a reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020. A realização que teve início às 9h, no gabinete do prefeito em exercício Gervásio Maciel, terminou às 11h.
Durante as duas horas de reunião foi apresentada aos convidados, a estrutura do Censo demográfico que deve acontecer no próximo ano. Além da apresentação, os representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacaram a importância da participação da Administração Municipal no Censo.
Eles fizeram alguns pedidos, entre eles a parceria com a prefeitura para abrigar o posto sede de 7 municípios. A proposta consiste em o IBGE entrar com toda a estrutura de pesquisa, pessoal e tecnologia enquanto que a prefeitura deve entrar com estrutura física.
Durante a reunião, foi mostrado um portal voltado a crianças, jovens e professores- IBGE educa. Trata-se de um portal com conteúdo atualizado, lúdico e informativo sobre as diferenças de realidades brasileiras. Por lá é possível encontrar atividades, mapas, sugestões de atividades, recursos pedagógicos e atualidades sobre o país.
A conversa foi encerrada com a análise do mapa do município. Foram debatidas questões de limite de área segundo a legislação e algumas observações a cerca dos limites do município serão reinterpretadas conforme o que é exigido por lei.
Para o início de 2020, o IBGE contará com um colaborador coordenador de subárea, um agente censitário, quatro supervisores e 25 recenseadores, que serão escolhidos através de concurso. Os editais com os cargos e número de vagas estarão disponíveis até maio do próximo ano.
Fazer o Censo 2020 é uma atribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade da sociedade como um todo. A população brasileira é parte essencial desse trabalho. Com o trabalho de reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo, a sociedade local participa da construção do conhecimento sobre si mesma e suas características.
Estavam na reunião, o prefeito em exercício Gervásio José Maciel (PP); O secretário da saúde Mário Yokishigue Tanaka; A secretária da Educação Sandra Berns Clasen; A secretária de Administração Lia Caroline Miguel, Secretário do Planejamento Vilmar Schwambach; O arquiteto Carlos Eduardo Plens; O Fiscal de Obras Antônio José Tenfen; O chefe de Gabinete Hélio Goss e os representantes do IBGE Roberto Frederico Caye e Laércio Lopes.