Governo de Ituporanga recebe processos de regularização fundiária

Governo de Ituporanga recebe processos de regularização fundiária

Na manhã de hoje, 28,  foram recebidos, na Secretaria de Planejamento, os primeiros processos de Regularização Fundiária Urbana (REURB), para regularizar diversos núcleos urbanos informais existentes no município. O material foi recebido pelo Secretário de Planejamento, Vilmar Schwambach e pelo Presidente da Comissão de REURB do Município, o engenheiro Alexandre Aquino da Cunha.

O REURB é o processo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais com a finalidade de incorporar os núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes. No ano de 2022 o Governo de Ituporanga realizou uma série de ações para identificação dos núcleos urbanos informais, com o objetivo de regularizar essas áreas. Os processos recebidos hoje, contemplam os seguintes núcleos: 

  • Núcleo Urbano Ribeirão Klauberg;
  • Núcleo Urbano Bela Vista I;
  • Núcleo Urbano Rodolfo Marquez;
  • Núcleo Urbano Nossa Senhora de Fátima.

Os serviços iniciais estão sendo executados pela empresa  Associação para Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina -ADEHASC, e são custeados pelos moradores. As medidas urbanísticas, que dizem respeito às soluções para adequar os parcelamentos à cidade regularizada, como a implantação de infraestrutura essencial (calçamento, esgoto, energia, fornecimento de água), serão implantadas pela Prefeitura de Ituporanga. 

“O REURB possibilitará à solução dos problemas dominicais, referentes às situações em que o ocupante de uma área pública ou privada não possui um título que lhe dê segurança jurídica sobre sua ocupação. A empresa ADEHASC entregará de forma gradativa os processos dos outros Núcleos Urbanos. O objetivo do governo é regularizar todas as áreas.” Concluiu o prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel.