Governo de Ituporanga oficializa compra de ginásio do parque Ingo Altemburg

Governo de Ituporanga oficializa compra de ginásio do parque Ingo Altemburg

Faltando poucos dias para encerrar 2022, o Governo de Ituporanga teve uma conquista histórica.  Depois anos de negociação o município conseguiu comprar o ginásio localizado dentro do parque Ingo Altemburg que agora será concluído e tranformado em um centro educacional para receber crianças no contraturno escolar.

A estrutura, localizada dentro do parque, pertencia a Fundação Catarinense de Assistência Social (Fucas) e o pagamento para concretizar a compra, no valor de R$ 1,5 milhão, foi realizado nesta sexta-feira, 15.

De acordo com o prefeito, Gervásio Maciel, a transferência da propriedade para o Município é essencial para que a Administração possa investir na conclusão do ginásio propiciando a abertura do espaço para abrigar oficinas de artes manuais, teatro, dança, música, informática, curso de idiomas e diversas modalidades esportivas no período de contraturno escolar. “A intenção é atendermos de 100 até 150 crianças em cada período. É uma estrutura excelente com mais de dois mil metros quadrados de área construída e 26 dependências”, disse.

 Na tarde desta sexta-feira o prefeito esteve no local com vereadores fazendo uma visita técnica. “Quando as crianças estão no esporte, na cultura, sabemos que estão aprendendo, sendo mais cidadãos e essa é uma estrutura maravilhosa que vai passar a ser utilizada”, comentou a vereadora Angela Machado.

 A negociação contempla ainda a antiga casa de Ingo Altemburg onde funciona a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o comodato de todo o parque por mais 20 anos.

 O parque

O Parque Ecológico Ingo Altenburg, foi inaugurado em abril de 2009 e conta com uma área 3,3 hectares de Mata Atlântica preservada bem no centro da cidade, com trilhas, academia ao ar livre, parque infantil, salas administrativa, salas de aula, viveiros para animais e um ginásio que precisa ser concluído. Em 2012, recebeu o prêmio Instituto Guga Kuerten (IGK) de Responsabilidade Social.

O local chegou a receber mais de 2.500 visitas mensais, mas em 2014 foi fechado. Os animais foram retirados e o ambiente desocupado. Atualmente ele é utilizado somente pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.