Foco do Aedes Aegypti é encontrado e combatido em Ituporanga

Foco do Aedes Aegypti é encontrado e combatido em Ituporanga

Foram encontradas na semana passada em Ituporanga, larvas do mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, no bairro Centro, às margens da Rua Leonel Thiesen. Apesar do município possuir pouco mais de 50 armadilhas espalhadas em todos os bairros, o foco foi encontrado durante uma vistoria realizada pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, dentro de um pneu com água parada.

De acordo com a agente de endemias do Município, Marisol Batisti Stuepp, Ituporanga tem um agravante que é a rodovia com passagem de caminhões vindos de várias regiões do estado e país, que podem trazer as larvas do mosquito. “Existem alguns locais onde intensificamos a fiscalização, mas precisamos muito da ação da população no combate”, comentou.

Após o resultado da análise feita em laboratório pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, a equipe de Ituporanga iniciou o processo de Delimitação de Foco (DF), em que é traçado um perímetro de 300 metros para todos os lados partindo do foco encontrado e espalhado larvicida.

“Com o trabalho realizado pela nossa Vigilância é possível identificar o foco a tempo e combater. A equipe está preparada e sempre atuante, realizando um trabalho ágil e competente”, comentou o secretário de Saúde de Ituporanga, José Carlos de Farias.

A prevenção é a única arma contra a doença.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.