Famílias ituporanguenses serão beneficiadas com a construção de 25 casas populares

Famílias ituporanguenses serão beneficiadas com a construção de 25 casas populares

Iniciou nesta semana o processo de montagem das 25  casas modulares que serão construídas em Ituporanga. Cada kit casa modular possui 39 metros quadrados e custa pouco mais de R$ 38 mil. A residência é composta por sala, cozinha, dois quartos e banheiro. Os valores são custeados pelo Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec. A Secretaria de Estado disponibiliza a casa, em contrapartida a prefeitura se responsabiliza pelo terreno e infraestrutura como: energia, água e esgoto. O município deve investir mais de R$ 1 milhão para os serviços.

O prazo para entrega dos imóveis é de cerca de 180 dias dependendo das condições climáticas. Para o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Moacir Cordeiro, a ação representa uma conquista para a população no âmbito da segurança. “De todas as 25 famílias beneficiadas, 17 ainda possuem residências em áreas de risco e oito pagam aluguel para terceiros, pois tiveram suas moradias interditadas, já que não possuem mais condições de habitação e estão em área de risco”, destacou.

Ainda segundo Cordeiro, em breve os moradores das áreas desapropriadas receberão a escritura da nova moradia. “Não será permitida absolutamente nenhuma construção em áreas de risco. É importante esclarecer que muitas destas propriedades, especialmente as

localizadas na Rua João Back, no Bairro Vila Nova, não possuem uma escritura pública já que também são áreas de preservação permanente (APP)”, disse.

“É uma alegria saber que participamos ativamente para conquista do sonho dessas famílias que agora terão uma casa para morar em local seguro e livre de enchente. Lutamos, pleiteamos e conseguimos mais essa conquista pela qual havíamos nos comprometido”, disse o Prefeito Arno Zimmermann.