Como parte das ações do programa Educação Empreendedora, implantado nas escolas municipais de Ituporanga pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Sebrae, duas unidades de ensino já receberam a visita do consultor Edson Kirchhoff.
Ele e a equipe da Secretaria de Educação estiveram no Centro Educacional Bernardina Farias de Matos e no Centro Educacional Bom Pastor e nos próximos dias seguem visitando as outras quatro unidades com Ensino Fundamental.
O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passo (JEPP) fomenta a educação e a cultura empreendedora dos estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental - anos iniciais e 6º e o 8º ano do Ensino Fundamental - anos finais da Rede Municipal de Ensino. Com ele o os estudantes têm acesso a um método de ensino diferenciado e que estimula o empreendedorismo e desenvolve competências integradas à construção de projetos de vida. No final do ano eles também encerram o programa com uma feira onde os alunos vão colocar em prática mostrar um modelo de negócio.
A secretária de Educação, Sandra Regina Berns Clasen, ressalta que é fundamental estimular os comportamentos empreendedores. É fundamental ensinar as crianças, mostrar o quanto elas são capazes de serem protagonistas da sua vida e realizarem os seus sonhos”, salienta.
Segundo Kirchhof essa metodologia do Sebrae traz uma forma diferente de aprendizado e estimula ainda a ética e cidadania, sustentabilidade, cooperação e inovação, entre outros temas abordados. “É uma metodologia diferente que o professor aplica em sala de aula junto com as disciplinas, um jeito diferente de ensinar, não apenas as matérias tradicionais, mas também comportamentos e saberes fundamentais para a vida adulta das crianças”, disse.