Em cerimônia em Florianópolis na tarde desta quinta-feira, 3, o prefeito de Ituporanga Gervásio Maciel assinou a adesão ao Plano 1000 do Governo de Santa Catarina que vai destinar R$ 25 milhões para a cidade nos próximos cinco anos para tirar do papel obras estruturantes como o contorno viário.
Ituporanga foi incluída entre as 70 cidades que serão beneficiados já na primeira etapa do Plano 1000 que é o maior projeto municipalista da história de Santa Catarina. O município vai receber recursos equivalentes a R$ 1 mil por habitante. A base de cálculo são as estimativas habitacionais mais recentes, fornecidas pelo IBGE.
Com esses recursos será possível executar o contorno viário Sul que interliga a SC-281 de Atalanta a SC-110 de Petrolândia saindo na SC-350 no novo Distrito Industrial, uma obra que é importante para o desenvolvimento regional. “Ela estava prevista e chegou a ser licitada, mas nunca saiu do papel. Esse contorno é de suma importância porque vai atender uma demanda que já existe no município desviando parte do fluxo de veículos pesados que hoje passam no Centro por um outro caminho”.
O chefe do Executivo ainda citou a importância da parceria entre Governo do Estado e municípios através do Plano 1000. “Todos sabemos que só conseguimos fazer obras de maior investimento com o dinheiro repassado pelo Governo do Estado ou Governo Federal porque o dinheiro dos municípios está comprometido e repassar investimentos diretamente aos prefeitos, que sabem exatamente às necessidades das suas cidades, é o ideal”.
Os recursos serão liberados mediante aprovação dos projetos pelos técnicos do Governo do Estado. É imprescindível que eles contemplem obras estruturantes em áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social.