Dona Neusa Aparecida da Silva estava no trabalho enquanto a água invadia sua casa na rua Erich Schuhmacher, no Centro de Ituporanga, no dia 21 de outubro de 2015. “Não deu tempo de tirar nada, perdi móveis, roupas, comida e até meus documentos”, declara emocionada.
A família da moradora é uma das cadastradas no relatório da Defesa Civil do município que aponta as residências atingidas pela enxurrada que culminou no Decreto de Situação de Emergência. Na manhã desta quinta-feira, dia 25, ela foi uma das primeiras a entregar a documentação exigida para liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Estou feliz porque com esse dinheiro vou poder comprar o que falta para dentro de casa”, comenta.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Moacir Cordeiro, pelo menos 130 famílias estão na listagem para requerer o beneficio junto a Caixa Econômica Federal. “O atendimento será por ordem de chegada, das 10h às 15h. Na sexta-feira, a documentação será recolhida no mesmo horário”, alerta.
O comprovante de residência anterior a ocorrência é o principal documento a ser apresentado. “Precisa apresentar um documento com data de 21 de junho a 21 de outubro. Sem ele a Caixa não vai liberar o benefício, pode ser de água, luz, telefone, fatura de TV por assinatura, correspondências oficiais tipo o extrato do FGTS. Como algumas famílias perderam inclusive a documentação e os boletos, a prefeitura está emitindo uma declaração que comprova a moradia naquela rua cadastrada”, esclarece o prefeito Arno Zimmermann.
Além do comprovante de residência estão sendo exigidas as cópias e originais da Carteira de Trabalho, do Cartão Cidadão ou PIS e dos registros de trabalho.