Dia Nacional de Combate ao Fumo é marcado por palestra de orientação em Ituporanga

Dia Nacional de Combate ao Fumo é marcado por palestra de orientação em Ituporanga

Em Ituporanga o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta segunda-feira, 29, foi marcado por uma palestra de orientação que reuniu cerca de 50 pessoas. O evento promovido pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde, foi realizado na Câmara de Vereadores.

Quem participou do encontro, pode saber mais sobre os malefícios a saúde causados pelo cigarro comum, cigarro eletrônico e narguilé  e a importância de parar de fumar. “O cigarro causa dependência física e psicológica e mesmo aqueles que não contém nicotina são prejudiciais a saúde. Deixar de fumar, em um ano  por exemplo, pode reduzir o risco de infarto em mais de 50%”, explica coordenadora dos grupos de combate ao tabagismo, a psicóloga Ariela Friedrich.

Ela explicou que Ituporanga tem grupos de combate ao tabagismo articulados pelo Ministério da Saúde e oferecidos gratuitamente por meio da Atenção Básica, inclusive com medicamentos caso o paciente necessite. “Se a pessoa deseja parar de fumar ela precisa apenas entrar em contato conosco e vamos fazendo esse agendamento dos grupos, assim que um é concluído iniciamos com outras pessoas e se a pessoa participou de um grupo e por um acaso teve uma recaída, ela pode voltar ao grupo sem problemas porque sabemos que nem todos conseguem parar da primeira vez”, disse.

A secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais, comenta que os agentes de saúde do município também participaram da palestra para entender mais do assunto e poder orientar a população que deseja ingressar nos grupos antitabagismo que já fizeram a diferença para centenas de pessoas.  “Fazemos o acompanhamento psicológico desse paciente, temos o atendimento semanal em grupo nas segundas-feiras  e o adesivo para quem necessitar. É uma excelente oportunidade para quem deseja parar de fumar”, finaliza.