Com o apoio da Administração Municipal de Ituporanga e da Uniagri foi criada a “Associação de Nordestinos Pé de Serra”, composta por imigrantes daquela região do País e que vêm para a Capital da Cebola em busca de trabalho e uma vida melhor.
A Associação tem como presidente e fundador o ex- agricultor e vigilante Jeneilson Guimarães Souza. Ele explica que o nome “Pé de Serra” foi escolhido em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e à cultura nordestina.
De acordo com o presidente, muitos nordestinos migram de sua terra para trabalhar na região em busca de uma vida melhor. Uma das tarefas da Associação é auxiliar para que os trabalhadores e suas famílias permaneçam no município de maneira digna e segura. “Eles vem para cá porque precisam e chegando aqui queremos prestar auxílio”, diz Souza.
Segundo o presidente da “Associação de Nordestinos Pé de Serra”, Ituporanga concentra hoje entre 250 a 300 nordestinos, mas que pode chegar a 700 nos períodos de safra. A Associação já possui cerca de 50 associados.
Diretoria:
Presidente: Geneilson Guimarães de Sousa
Vice presidente: Gilvan da Santos Jesus
Secretário: Dionnieldes Almeida de Assis
2º Secretário: Valdineide Gomes de Oliveira
1º Tesoureiro: Fabio Alves de Souza
2º Tesoureiro: Laércio José dos Santos
Presidente do Conselho Fiscal: Geraldo Pereira Nunes
1º membro do conselho fiscal: Nazário Lopes de Souza
2º membro do conselho fiscal: Paulo Manuel do Nascimento
1º Suplente do Conselho Fiscal: Josiclaudio Pereira dos Santos
2º Suplente do Conselho Fiscal: Patrícia Aparecida Pereira
3º Suplente do Conselho Fiscal: Josiel dos Santos