Contribuintes podem ajudar entidades que atendem crianças e adolescentes de Ituporanga

Contribuintes podem ajudar entidades que atendem crianças e adolescentes de Ituporanga

 

Nesta terça-feira, dia 1º de março, começa a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Os contribuintes terão cerca de dois meses para declarar seus rendimentos e ainda fazer uma boa ação. Em Ituporanga pessoas físicas e jurídicas poderão destinar parte do seu IR a entidades que cuidam de crianças e adolescentes através do Fundo para a Infância e Adolescente (FIA).

A campanha é direcionada às pessoas físicas e jurídicas que podem, dentro dos limites estabelecidos por lei, deduzir do imposto de renda o total a ser repassado ao FIA. “As pessoas físicas ao invés de pagar para o Governo Federal 100% do imposto poderão abater e direcionar ao FIA até 6% do valor do pagamento do imposto. E no caso da pessoa jurídica pode destinar até 1% para uso em ações com crianças e adolescentes de Ituporanga”, explica o contador da prefeitura, Luis Augusto Scheeren.

Os recursos destinados ao FIA são aplicados em programas de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência; em programas de incentivos à guarda e à adoção; em programas e ações que visem à erradicação do trabalho infantil; na profissionalização de adolescentes; em estudos e diagnósticos sobre a realidade social de crianças e de adolescentes; e na divulgação dos seus direitos.

Como fazer

A doação ao FIA pode ser feita pelo contribuinte no ato da declaração. Em Ituporanga a doação espontânea de pessoas físicas ou jurídicas é feita através de transação bancária, mediante depósito na Caixa Econômica Federal na agência 1102, operação 06, conta 00000372-3. “Em caso de dúvidas estou a disposição, porém os contadores da cidade estão orientados e informados sobre todo o procedimento e como ajudar as entidades do município”, finaliza o contador da prefeitura, Luis Augusto Scheeren.