Comitê  de enfrentamento ao Covid-19 emite nova Nota Técnica

Comitê de enfrentamento ao Covid-19 emite nova Nota Técnica

O comitê de gerenciamento de crise e enfrentamento ao Covid-19 reuniu-se no início da tarde de hoje, 23 de março, para deliberar sobre demandas existentes no município. A reunião começou às 13h e durou pouco mais de duas horas. Além dos membros da comissão, foi solicitada a presença da secretária da agricultura e meio- ambiente Sandra Loffi.

Uma das questões analisadas foi a quarentena estabelecida na primeira Nota Técnica. O comitê atendeu ao pedido do Ministério Público e explicou que a quarentena na comunidade de Chapadão Unida é para uma única unidade familiar. Foi ressaltada ainda, a importância de manter o isolamento dos edifícios Magnifique e Amanda Rosa. O intuito é diminuir a evolução da transmissão do vírus, já que não há leitos de UTI suficientes para atender as demandas, caso o município tenha muitos infectados com sintomas graves. Segundo direção do Hospital Bom Jesus, alguns leitos estão sendo preparados para receber os pacientes. Ao todo serão 14 leitos. O hospital Bom Jesus atende também, a demanda dos municípios vizinhos, o que piora ainda mais a situação. 

Com relação aos questionamentos recebidos a cerca da vacinação contra influenza, se há ou não possibilidade de fazer a vacinação nos domicílios, o comitê deliberou que , no momento, a vacinação será feita em uma sala especial do pavilhão, que é constantemente higienizada. O local escolhido para sala de espera foi o estacionamento, já que possibilita ventilação e maior segurança ao grupo. 

No encontro, o comitê conversou sobre a notificação dos casos do Covid-19. A partir de hoje será adotado o novo protocolo do Ministério da Saúde, sendo assim, serão divulgados como suspeitos aqueles em monitoramento. Pessoas que antes eram suspeitas serão renomeadas para Casos em Monitoramento. Monitoramento sintomático ou assintomático.Suspeitos serão aqueles que aguardam exame. Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde só fará o exame quem apresentar sintoma respiratório grave e for hospitalizado.

A presença da secretária de agricultura Sandra Loffi foi solicitada para decidir a melhor forma de realizar a coleta do lixo nos edifícios residenciais em quarentena. Portanto, a coleta de lixo dos prédios será realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras, entre 11h30min e12h. Amanhã (24), o lixo será recolhido amanhã às 5h. Em ofício encaminhado aos síndicos dos prédios, as orientações de higiene foram feitas para que não haja risco de contágio. Os coletores utilizarão o EPI e o lixo também ficará em quarentena. 

Para terminar, há estudos com a Secretaria de Assistência Social sobre a implantação de alguns programas que auxiliem as pessoas em momentos difíceis, como a pandemia do Coronavírus. A maior forma de prevenção continua sendo o isolamento. Fique em casa!