Depois da conversa do prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel, com o secretário de Estado da Defesa Civil, David Buzarello, o órgão optou pelo fechamento de todas as cinco comportas da Barragem Sul, o que deve amenizar a situação das cheias no Alto Vale e evitar novos alagamentos. O fechamento não compromete a segurança da estrutura que registra um pequeno vazamento.
Até então a estrutura não vinha sendo operada porque precisa passar por uma manutenção e estava com cerca de 25% da capacidade.
De acordo com o prefeito, a medida garante mais tranquilidade para a população já que a previsão é que que a chuva siga somente até esta quinta-feira. “Conheço a Barragem há muito tempo, nas enchentes de 83 e 84 ela também teve problemas porque o comando para fechar as comportas era diretamente lá embaixo e começou a vazar, tivemos que colocar bombas. Como conheço muito bem a estrutura liguei para o secretário e pedimos que fizesse esse fechamento já que a previsão é de chuva somente até amanhã e ele nos atendeu entendendo que não haveria riscos nessa manobra, porque estamos com cerca de 25% de acúmulo”, comenta.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, há um processo que está em andamento, para uma contratação emergencial com dispensa de licitação, para a manutenção das comportas. As obras devem durar aproximadamente seis meses.