Na sexta-feira, 23 de março, a Administração Municipal de Ituporanga realizou a entrega oficial das chaves para as famílias que foram beneficiadas com novas casas construídas através da Defesa Civil Estadual, em parceria com o Município.
As construções das novas casas foram necessárias após o município sofrer com as enxurradas de junho de 2017, quando sete famílias no Loteamento Frei Jerônimo, no bairro Gabiroba, tiveram suas residências interditadas definitivamente, devido a uma movimentação de terra que ameaçava a vida dos moradores.
“Um momento muito importante para nossa gestão, conseguir amenizar o sofrimento dessas famílias que perderam suas casas. Um trabalho conjunto da nossa Defesa Civil, Assistência Social, Urbanismo e demais secretarias que se uniram para essa conquista”, comentou o prefeito de Ituporanga, Osni Francisco de Fragas, o Lorinho.
Ficou por conta do Município a doação dos lotes e construção de toda a infraestrutura necessária como rede de água, luz e esgoto. O local escolhido pela Administração foi o bairro Vila Nova no Loteamento Lucinda Sá Schuhmacher, uma localização fora da área de risco e enchentes.
Cada casa modular possui 42,81 m2, sendo dividida em sala, cozinha integrada, dois dormitórios, banheiro, além da área de serviço externa. A fundação das unidades é feita no modelo "radier", uma laje de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da estrutura.
Para o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Ituporanga, Adelar José dos Santos, a ação representa uma conquista para os moradores no âmbito da segurança, já que tiveram que deixar suas casas após serem interditadas por apresentarem risco iminente, e o novo local possui toda a segurança para o bem estar de cada morador, destacou.
Na época em que as casas foram interditadas, algumas famílias foram alojadas em casas no Parque Nacional da Cebola.