A Administração de Ituporanga, por meio da Fundação Fexponace, realizou na tarde desta quarta-feira, 19, uma capacitação para pessoas ligadas ao turismo que é um dos setores em crescimento no município que vem recebendo incentivos e apresenta inúmeras oportunidades. O evento, que faz parte do Programa de Capacitação Continuada desenvolvido pelo Executivo desde o ano passado, destacou o potencial da cidade e como todos podem ser beneficiados com a expansão do turismo.
O trabalho para fomentar e estruturar o setor em Ituporanga começou no ano passado e nesse ano tem ganhado mais ênfase já que a expectativa é que a Terra da Cebola e da Santa receba milhares de visitantes com a inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor prevista para o primeiro semestre.
De acordo com o presidente da Fexponace, Paulo Roberto Ribeiro, hoje a cidade conta com 52 atrações turísticas, sendo 26 rurais, e a Administração quer mostrar aos empresários as oportunidades que o setor pode oferecer. “Nosso dever é abrir portas para todos os empresários e empreendedores, que tem sua loja, seu restaurante, seu hotel, seu parque e também para aqueles que ainda sonham em investir na área do turismo. Vamos continuar com esse projeto cada vez mais forte e deixar Ituporanga ainda mais agradável para quem vem conhecer nossa cidade”.
Ângela Minelli Kletemberg é proprietária de uma pousada rural e no evento elogiou a iniciativa da Administração em investir em capacitações no setor e se diz otimista para receber mais hóspedes. “Tenho a pousada há pouco mais de um ano e meio e nem imaginava que seria tão bom e essa capacitação para turismo só tem a acrescentar para a nossa cidade que é linda e tão rica em atrativos. Acho que os investimentos no turismo são muito válidos”, falou.
Eduardo Bittelbrunn, que é idealizador do Caminhos do Louvor, uma rota de peregrinação que vai ligar o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor ao Santuário de Santa Paulina em Nova Trento. Ele acredita que todas as oportunidades de conhecer o planejamento do município são importantes. “Um dos objetivos do Caminhos do Louvor é justamente o desenvolvimento regional por onde ele passa e é importante conectar os movimentos com as ações do poder público”.