Durante todo o mês de setembro a Administração de Ituporanga por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou a Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.
Com cronograma itinerante em todas as comunidades, 442 agricultores foram atendidos e mais de 36.758 embalagens rígidas (litros) foram devolvidas, 903 quilos de embalagens flexíveis (pacotes) e 888 quilos de papelão, totalizando mais de 10 mil quilos em embalagens que foram retiradas do campo.
“Agradecemos a todos os agricultores que aproveitaram a campanha para fazer a destinação correta das embalagens. Essa é justamente uma oportunidade que damos para facilitar essa destinação correta. E já reforçamos que ano que vem faremos novamente, então importante os agricultores já guardarem esses materiais separados para facilitar na hora de fazer a devolução”, comentou a secretária de agricultura e meio ambiente, Sandra Loffi Petry.
A Campanha de Recolhimento das Embalagens Vazias de Agrotóxicos contou com a parceira também da Associação das Agropecuárias da Bacia do Rio Itajaí Açú (AABRI) e também do Instituto Nacional de Processamento De Embalagens Vazias (IPREV). A devolução das embalagens de agrotóxicos é obrigatória por lei e deve ser feita no prazo de um ano a partir da data da compra.
Para fazer a devolução, as embalagens precisam estar tríplice lavadas, com as tampas separadas e é preciso que os agricultores separarem também as embalagens flexíveis e contaminadas e os materiais em papelão.