As aulas do projeto Viva Mulher, desenvolvido pela a Administração de Ituporanga por meio da Secretaria de Saúde, iniciam na próxima terça-feira, 15 no Ginásio Ademir Schwartz. Através de atividades físicas, que contemplam funcional dance e vários outros ritmos, a iniciativa busca promover a melhoria da qualidade de vida das moradoras do município. A expectativa é atender cerca de 70 mulheres.
Logo no início do projeto as participantes passam por uma avaliação para registro de medidas, peso, aferição de pressão e frequência cardíaca, além de questionário sobre hábitos alimentares e problemas de saúde. Depois de algum tempo elas serão reavaliadas para que seja possível mensurar as evoluções positivas conquistadas com a participação no grupo.
De acordo com a secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais, nas aulas, que acontecem todas as terças no Ginásio ao lado da creche Matilde Sens sempre às 19h30, a professora busca demonstrar os benefícios da atividade física para a prevenção e manutenção de saúde e melhoria da qualidade de vida das mulheres. “Em edições já percebemos a mudança na saúde das participantes e temos certeza que essa nova edição também vai trazer muitos benefícios para as participantes”, ressalta.
A educadora física, Marilândia do Nascimento, ressalta que além da possibilidade de perder peso, de fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a agilidade, as mulheres também melhoram a qualidade de vida em termos gerais, aumentando a autoestima e prevenindo doenças. "A prática de atividade física contribui para o equilíbrio do corpo e da mente".