Foi assinado na tarde desta quinta-feira, 14, o termo de repasse de recursos no valor de R$ 5 milhões para construção da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ituporanga que será construída em um terreno de dois hectares doado pela Prefeitura no Faxinal Vila Nova.
Os recursos foram repassados pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial.
A diretora da Apae, Tatiane Luchtenberg, informa que hoje a entidade tem 140 alunos matriculados, mas a fila de espera já chega a 40 estudantes, sem contar outros 67 que ainda aguardam avaliação. “Hoje não temos mais espaço físico para ampliar esse atendimento por isso a construção da nova sede é fundamental e estamos muito felizes com repasse”, comenta.
Ela conta ainda que hoje a Apae de Ituporanga atende alunos epeciais de diversas cidades. Além de Ituporanga, a entidades recebe estudantes de Aurora, Chapadão do Lageado e Petrolândia. A expectativa é que depois de iniciada a obra da nova sede seja concluída em até um ano.
Segundo o prefeito, Gervásio Maciel a Administração de Ituporanga fez questão de doar o terreno por entender a necessidade da nova sede da Apae que contará com mais de três mil metros quadrados . “Sabemos do importante trabalho que eles realizam e do quanto precisam de um espaço maior para continuar prestando um atendimento de qualidade a todas essas pessoas especiais. Com a doação do terreno e agora com os recursos será possível construir um espaço para atender a necessidade deles com piscina para hidroterapia, área para equoterapia e muitos outros ambientes”, ressalta.