Apresentado Levantamento de Oportunidades em Ituporanga

Apresentado Levantamento de Oportunidades em Ituporanga

O Governo de Ituporanga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sebrae fez nesta terça-feira, 29, a apresentação do Diagnóstico de Oportunidades do município, ação que é uma das soluções oferecidas pelo  Programa Cidade Empreendedora.

No evento interessados em empreender, puderam conhecer quais áreas têm maior demanda e poderiam ser uma boa oportunidade de negócio.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae, Carlos Henrique Ramos Fonseca, o levantamento é um documento de extrema relevância para todos os municípios catarinenses. “Com esse material os gestores municipais, investidores e empreendedores têm acesso às oportunidades para geração de empresas de micro e pequeno porte podendo planejar ações mais assertivas e identificar as atividades econômicas com maior potencial para  a cidade”,

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Eduardo Cunha Rosa, esse estudo leva em conta diversos critérios como concorrência e mercado, capacidade instalada, capacidade de agregar valor e perfil das cadeias produtivas. “Para a elaboração o Sebrae analisa separadamente atividades ligadas a indústria de alimentos, indústria de madeira e móveis, cadeia têxtil e vestuário e empresas da área de metalmecânica entre outros segmentos e depois apresenta as oportunidades que melhor podem alavancar a economia do município, por isso quem veio participar do evento teve acesso a informações muito relevantes”, disse.

O prefeito Gervásio Maciel destaca que o estudo servirá como um norteador para a tomada de decisão. “Tanto para o poder público quanto para os nossos empresários, esse levantamento ajudará a entender quais os potenciais econômicos que podemos explorar, bem como os pontos de atenção. Ter essa base de inteligência nos guiará em decisões assertivas para o crescimento econômico”, diz.

O Levantamento de Oportunidades, segundo a consultora do Sebrae,  Maria Gorete Hoffmann, é estruturado em dados que apontam oportunidades e gargalos econômicos, além de dinâmicas para formação do encadeamento produtivo local. “O objetivo é apresentar situações em que há muita oferta e procura, por exemplo, para que o empreendedor saiba onde investir e o poder público tenha uma visão clara sobre as necessidades de infraestrutura e incentivos em determinadas situações de cada segmento”, disse.