Sem chuva nas últimas horas a situação começa a voltar a normalidade nesta quinta-feira, 5, em Ituporanga. A água já baixou em praticamente todos os pontos de alagamentos e nenhuma família precisou ser encaminhada ao abrigo montado no ginásio Henrique Holetz. Na cidade o desfio será a recuperação das estradas.
De acordo com o prefeito Gervásio Maciel os mais de 1.300 quilômetros de estradas vicinais foram danificados em diversos pontos e a manutenção vai levar algum tempo, por isso o pedido é de paciência à população. “Estamos com bastante problemas nas estradas do interior, todas têm buracos em virtude das chuvas e já iniciamos o patrolamento, mas esse trabalho deve demorar um pouco para que possamos atender todas as localidades”, disse.
Na cidade as aulas não haviam sido canceladas, no entanto o transporte escolar que estava suspenso, porque não chegava em muitas localidades, voltou a fazer todo o percurso.
Nesta quinta-feira a Barragem Sul segue com todas as comportas fechadas e por volta das 11h o nível na montante era de 27,70 metros, na jusante 40 centímetros. A manobra adota pela Defesa Civil contribuiu para minimizar os impactos das chuvas em toda a região.