O alojamento noturno aberto neste inverno para proteger moradores em situação de rua nos dias mais frios já atendeu 10 pessoas. A Ação da Administração Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social foi iniciada em junho e garante um local para que eles possam dormir e tomar banho, além de receberem um lanche.
A secretária de Assistência Social de Ituporanga, Antoniela Cristina Ferreira, explica que nesse período houve uma rotatividade no abrigo por diversos motivos. “Alguns atendimentos foram de moradores que vivem na cidade e já temos cadastrados, outros que estavam apenas de passagem pelo município, alguns ainda foram encaminhados para tratamento de saúde e alguns retornaram para sua cidade de origem para conviver novamente com a família”, ressalta.
Ela comenta ainda que a equipe do CREAS realiza acompanhamento diário no alojamento e que os moradores em situação de rua precisam respeitar uma série de regras como horário de entrada e saída. “É um atendimento muito importante nesse período de dias mais frios porque são pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e precisam de um olhar do Poder Público e da comunidade para esse acolhimento” .
Antoniela citou ainda uma parceria que possibilita que uma vez por semana, as pessoas em situação de rua que são atendidas no abrigo ganhem uma janta completa e não apenas um lanche.
No local cada pessoa atendida recebe um kit de higiene contendo shampoo, desodorante, escova de dente, creme dental, sabonete, toalha de banho e meias. Ela pode tomar banho e tem acesso a camas limpinhas e quentinhas para se proteger das baixas temperaturas. O espaço deve ficar aberto até o mês de agosto ou enquanto perdurar o frio.