A situação é de alerta para a dengue, quatro focos do mosquito Aedes Aegypti foram encontrados em dois bairros do município, no Centro e no Jardim América, detectados por meio do monitoramento da rede de 90 armadilhas instaladas nos bairros. A Secretária de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa que a partir da detecção dos focos pelos Agentes de Endemia, o monitoramento que já é realizado foi intensificado.
As Agentes de Saúde em suas visitas também estão entregando orientações sobre como prevenir o aparecimento dos focos. De acordo com a vigilância epidemiológica a prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.
Confira algumas dicas para combater a Dengue:
– Não deixe água parada;
– Mantenha a caixa d’água sempre tampada;
– Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas;
– Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.
– Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.
– Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.
– Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças.