Agentes de saúde darão início a mutirão contra a Dengue em Ituporanga

Agentes de saúde darão início a mutirão contra a Dengue em Ituporanga

Os trabalhos terão início na manhã desta quarta-feira, dia 04, pelo bairro Santo Antônio. De acordo com a secretária de Saúde do município, Aline de Abreu Postais, o mutirão será realizado com a intenção de verificar possíveis focos do mosquito e também orientar a população para os cuidados a serem tomados, em especial nesta época do ano, quando a proliferação é maior por conta do calor associado à água parada que pode acumular com as chuvas freqüentes.

Neste ano de 2024, até o momento, Ituporanga se encontra com nove (9) focos do mosquito da dengue sendo cinco (5) focos encontrados em residências. Os dados também apontam que até o momento 30 casos foram confirmados de dengue sendo quatro casos autóctones ou seja: tem origem na própria cidade.

Para ter controle do Aedes aegypt, a cidade de Ituporanga conta com 81 armadilhas espalhadas por todos os bairros. As armadilhas são monitoradas de sete em sete dias que é o tempo que o mosquito leva para completar seu ciclo de ovo, larva, pupa e mosquito alado.

O município conta também com 15 pontos estratégicos que são locais como cemitérios, fábricas, floriculturas e pátio de carros apreendidos que são monitorados de 14 em 14 dias. Em alguns cemitérios foram instaladas placas com orientações para a população evitar criadouros do mosquito.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, (As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos), sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor muscular, nas articulações, dor atrás dos olhos. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

 

Cuidados a serem tomados

- Tampar os tonéis e caixa d’água
- Manter as calhas sempre limpas
- Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo
- Manter lixeiras bem tampadas
- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela
- Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais
- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

- Fazer furos em vasos, pratos e porta velas utilizados para enfeitar túmulos em cemitérios.