A Administração de Ituporanga atendendo ao pedido da Associação Empresarial (ACEI) realizou uma reunião na tarde desta terça (22) com o intuito de tratar sobre mudanças no trânsito na área central do município com destaque para ampliação de vagas de estacionamento, volta da área azul e implantação de câmeras de monitoramento.
Durante o encontro, que contou com a presença de vereadores e demais entidades, o prefeito Gervásio Maciel apresentou os estudos que estão em andamento prevento mudanças para o trânsito no município e explicou o teste que será colocado em prática no sábado (26) com expectativa de ampliar o número de vagas de estacionamento.
“No sábado, nas ruas Presidente Juscelino e na Presidente Nereu vamos liberar estacionamento nos dois lados da via. Vai ser um teste, para ver como o transito na área central vai se comportar. A tentativa é ampliar vagas de estacionamento, que é uma cobrança principalmente dos lojistas e também diminuir a velocidade dos veículos que trafegam pelo centro”, afirmou o prefeito.
Com relação a implantação da Área Azul, o prefeito esclareceu que para tornar viável a volta do estacionamento rotativo, é necessária a contratação de agentes por meio de Concurso Público, sendo que os trâmites legais já estão em andamento. O encontro tratou ainda sobre a instalação de câmeras de monitoramento com sistema OCR que permite a identificação dos veículos e instalação de faixas elevadas, futura implantação da guarda municipal, ciclovias e outras mudanças que devem acontecer no trânsito de Ituporanga.
ESTUDO ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL
O presidente da ACEI Luciano Juarez Bezerra apresentou dados de um estudo realizado entre os associados que detalhou as necessidades apontadas. Segundo Bezerra foram realizadas 182 entrevistas, sendo que 56,7% se mostraram favoráveis para que sejam realizadas mudanças no trânsito. O estudo aponta ainda que alguns empresários desejam o retorno do estacionamento diagonal e 95% aprovam a implantação da Área Azul. Já outros 38% desaprovam que empresários estacionem em vagas para clientes e 1 associado não aprovou a instalação das câmeras de segurança com identificação de placa.