Membros da Cooperativa de Catadores de Ituporanga, a convite da Administração Municipal estão visitando nesta quarta-feira, 8, o Parque Girassol em Timbó onde é feita a gestão de resíduos de diversas cidades. O local é administrado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí e na sexta-feira recebe também uma visita dos agentes comunitários de Saúde da capital nacional da cebola.
Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Bezerra Loffi Petry, as visitas técnicas são uma das etapas importantes para que Ituporanga implante o Programa ‘Vale Muito Cuidar’, desenvolvido pelo Consórcio e que já é referência em Santa Catarina quando o assunto é a destinação correta dos resíduos. “Por meio dele, em breve a população vai receber sacos plásticos amarelos retornáveis para fazer a separação do lixo reciclável. O projeto também prevê a implantação de lixeiras comunitárias”, comenta.
Ituporanga assinou contrato com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí em janeiro e desde março o Cimvi substitui a empresa Say Müller, que está sendo investigada por irregularidades na prestação do serviço. De acordo com o prefeito, Gervásio Maciel, diversas melhorias estão sendo implantadas gerando redução de custos, melhor aproveitamento e até possibilidade de geração de renda com transformação do lixo em materiais para a construção civil.
“Atualmente a Administração gasta mais de R$ 2,4 milhões por ano para custear a coleta e destinação do lixo, mas arrecada pouco mais de R$ 400 mil e a intenção é diminuir as despesas e melhorar o serviço oferecido para a comunidade e para isso contamos com a parceria da cooperativa e dos moradores para fazer a separação. No futuro queremos que todo o lixo seja reaproveitado para a fabricação de materiais como paver, janelas e até para geração de energia solar”.
Com o convênio a cidade tornou-se pioneira ao ser a primeira de fora do Médio Vale a aderir ao programa “ale Muito Cuidar e ao serviço de coleta de resíduos sólidos, sejam orgânicos ou recicláveis, recebimento, processamento e destinação final do lixo prestado pelo Cimvi.
Já a cooperativa de catadores que hoje opera no Cerro Negro ficaria responsável apenas pela separação do material reciclado, o que garante melhores condições de trabalho e mais renda para os profissionais que atuam no local.
Novo cronograma de coleta
Aproveitando também o Junho Verde, mês do meio ambiente, a Administração de Ituporanga lança também o novo cronograma da coleta de rejeitos e reciclados na cidade e panfletos com toda a rota e outras orientações serão entregues para a população.