A Festa da Cebola como é carinhosamente chamada surgiu com a necessidade que divulgar a qualidade do produto no país e fomentar o comércio da cebola em nível nacional. O primeiro evento, aconteceu em 1981, nas dependências da Igreja Matriz e recebeu o nome de Exposição Catarinense de Cebola.
As segunda, terceira e quarta edição já aconteceram nas dependências de propriedade do município no centro de Ituporanga. O evento só foi crescendo e em 1984, por meio de um ato do ministério da Agricultura e Abastecimento, a Expocace ganhou reconhecimento nacional e deu lugar para a Exposição Nacional da Cebola.
A primeira edição da Exponace foi em 1985 e o crescimento do evento marcou a construção do Parque da Cebola. O Parque conta hoje com uma área de 170.000 m². Além da Expofeira, o espaço é utilizado durante todo o ano para diversos eventos culturais e esportivos. O local conta com esta excelente infraestrutura da arena, demais pavilhões, área de acampamento, campo de futebol e outras construções.
Ao longo de 26 edições a Expofeira atraiu um público cada vez maior sempre priorizando o objetivo inicial de divulgar a qualidade da cebola e fomentar sua comercialização colocando os municípios da regional de Ituporanga como responsáveis pelo abastecimento de 25% da produção nacional de cebola. Além disso, aqui são apresentadas novas alternativas e tecnologia para a produção de cebola. A exposição proporciona também a integração dos 28 municípios que compõe a região do Alto Vale do Itajaí, com uma população estimada de 320 mil habitantes e atrai visitantes de todo o Brasil e países do Mercosul.
Nesta edição da 27ª Expofeira contamos mais uma vez com público recorde onde teremos diversas atrações nacionais, regionais, seminários, exposição de produtos e animais, cavalgada, gastronomia típica a base de cebola e muitas outras atrações.
Confira aqu a programação oficial para todos os dias: