Pontos Turísticos



1 - Salto Grande

O Salto Grande, que deu nome a cidade, é a mais importante atração turística. Já estava lá muito antes da chegada dos colonizadores e continua imponente em seus mais de cinco metros de queda e quase oitenta metros de largura. Quem visita Ituporanga, não pode deixar de observar essa incrível beleza natural.


2 - Igreja Matriz, Santo Estevão

Na época do Vigário Frei Artur, foi iniciada a construção de uma igreja maior, devido ao grande número de fiéis. Esta obra majestosa foi concluída pelo sucessor Frei Achilles. A edificação imponente tornou-se, sem dúvida alguma, um atestado vivo da fé do povo ituporanguense.
No mês de maio de 1954, as obras da matriz estavam terminadas. O povo ajudou numa cooperação admirável e harmoniosa para a conclusão desta obra em cinco anos. No decorrer de sua história, a comunidade se organizou conforme a programação das festividades, realizadas todos os anos no final do mês de abril e início de maio. O Arcebispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, inaugurou a nova igreja em 30 de abril. Em frente a matriz o Arcebispo agradeceu ao povo pela respeitosa e cordial recepção que tivera, agradecendo também ao orador, João Carlos Thiesen, o qual representando a população, lhe entregou a chave da cidade.
A Paróquia Santo Estêvão abrange atualmente os municípios de Ituporanga, Petrolândia, Atalanta e Chapadão do Lageado. Fundada em 1929, fazia parte da Arquidiocese de Florianópolis até 1969, quando passou a compor a nova Diocese de Rio do Sul.
A fé que navega, transpõe montanhas, anima corações, estabelece relacionamentos entre as pessoas, logo, se traduz na prática, na criação de comunidades organizadas para os diversos fins. Assim, é que a atual Paróquia Católica de Ituporanga viu nascer, desde os anos vinte, suas primeiras capelas de madeira, substituídas mais tarde por espaçosos templos, para acolherem mais fiéis. E elas se multiplicaram até o presente número de quarenta e oito.
Horário de funcionamento: segunda à sabado 8:00 às 18:00hrs / domingo 7:00hrs às 10:00hrs
Telefone: (47) 3533-1141


3 - Seminário São Francisco de Assis

O Seminário São Francisco de Assis é uma casa de acolhimento e cultivo vocacional para adolescentes e jovens, com até vinte anos de idade, que estejam para iniciar a primeira ou segunda série do Ensino Médio. Nesse ambiente eles buscam o aprofundamento na vida de fé, o amadurecimento pessoal e o conhecimento da vida franciscana mais de perto.
Ao mesmo tempo em que cursam a terceira série do Ensino Médio, os já aspirantes, com acompanhamento próprio e específico, preparam-se para serem admitidos ao Postulantado da Província.
Rua São Francisco de Assis, 450
Horário de funcionamento: segunda à sexta 8:00 às 11:00hrs / sábado e domingo 13:30hrs às 17:00hrs
Telefone: (47) 3533-1197


4 - Parque Ecológico, Ingo Altemburg

O Parque Ecológico Ingo Altenburg, foi inaugurado em 23 de Abril de 2009, com a conscientização da FUCAS depreservação e manutenção de uma área de 3,3 hectares de Mata Atlântica. E também para servir como instrumento de educação e capacitação ambiental e inclusão social. O Parque abriga em meio a mata, trilhas ecológicas suspensas, torres de observação, lagos, viveiros para animais apreendidos (pela fiscalização da Polícia Ambiental de SC que não conseguem mais adaptar-se ao ambiente livre), decks para o descanso e desenvolvimento de atividades educacionais, centro de educação ambiental e o espaço de exposições.
Endereço:
Rua: Henrique Wagner, s/n
Centro - Ituporanga - SC
Horário de funcionamento: Segunda à sexta 8:00 as 12:00 14:00 as 17:00 / Sábado e domingo 14:00 às 17:00hrs


5 - Gruta Nossa Senhora de Lurdes

Um dos pontos turísticos de Ituporanga é a gruta. Ela existe desde 1949, graças aos esforços de Frei Arthur, do povo devoto de Nossa Senhora e da família de Adão e Paulina Sens O casal fez a doação do terreno à Igreja Católica, para que fosse construída a bela gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
Ela recorda as aparições da Imaculada Conceição em Lourdes, na França, no dia 11 de fevereiro de 1858, quando apareceu entre rochedos à pequena Bernardette Soubirous. A gruta fica a poucos metros da matriz. Passando pela ponte Vitório Sens sobre o Rio Itajaí do Sul, subindo entre alamedas, chega-se ao pé de uma bonita montanha. Em ziguezague, faz-se o caminho do Calvário, galgando o silencioso morro, entre árvores, pássaros e pequenos riachos. No alto do rochedo encontra-se a imagem da Virgem, no recôncavo da pedra.
Horário de funcionamento: segunda à domingo 8:00 às 18:00hrs
Telefone: (47) 3533-1141


6 - Barragem Sul

Objetivo: Evitar que ocorram enchentes no Vale do Itajaí, controlando a vazão excedente do Rio Itajaí do Sul.
Localização: Município de Ituporanga-SC, Brasil
Início da Operação: 1976
Área de contribuição para a bacia do Vale do Itajaí: 1.273 km²
Altura do Barramento: 43,50 m
Volume do Reservatório: 93,5 milhões m³
Comprimento do Coroamento: 390 m
Comprimento do Vertedouro: 65 m
Cota do Vertedouro: 65 m
Cota do Coroamento: 309 m
Área do Reservatório: 8,4 milhões de m²
N.º de Comportas: 5 unidades, com diâmetro de 1,5 m.
N.º de Galerias: 1 galeria, com diâmetro de 1,5 m.


7 - Casa Giratória

Uma atração que merece ser conhecida por quem visita Ituporanga é a casa giratória, idealizada pelo agricultor Jens Cellarius. Está localizada na rodovia SC-110, que dá acesso a Petrolândia. Desde agosto de 1998, quando foi introduzido o livro de presenças, mais de três mil pessoas já visitaram o local.
Na parte térrea, a casa é de alvenaria, normal como qualquer outra do gênero. A exceção é a escada, em formato de caracol, por onde passa a tubulação do banheiro. A invenção é mesmo no primeiro piso, de madeira, que mede oito por oito metros. A casa conta com três quartos, sala e o banheiro. Todos estes compartimentos giram para a direita ou esquerda. A parte giratória fica sob rolamentos, fixados sob um círculo de aço. O acionamento é feito através de uma manivela, que é movimentada manualmente.
Horário de funcionamento: agendar horário
Telefone: (47) 3533-3489


8 - Museu e casa da cultura

A Casa da Cultura foi inaugurada em 28 de dezembro de 1985, na residência restaurada de um antigo morador, o senhor Adão Sens e família. O modelo da casa é baseado na arquitetura germânica, em estilo enxaimel. A edificação, além de fazer parte da história e do patrimônio do município, abriga um importante e bem estruturado museu. Em princípio teve a denominação de Casa da Cultura Adão Sens e mantinha um acervo de fotos de grande valor histórico. Com o aumento do acervo foi necessária catalogar todos os objetos em exposição. Esse trabalho contou com a contribuição do Padre Elói Koch. Desde então passou a ser chamado de “Museu dos Pioneiros Edevaldo Cyro Thiesen“.
Estão expostas e catalogadas, peças doadas pelas famílias colonizadoras. O acervo comporta peças de uso pessoal, livros, móveis, imagens sacras, etc. Também estão expostas peças e utensílios usados pelos índios “botocudos”, que habitavam a região.
Quadros, mostrando e relatando a história política do município e de outros municípios que dele se emanciparam também fazem parte do acervo. Exemplares de livros escritos por descendentes das famílias colonizadoras, contando suas histórias e conquistas estão expostos. A história religiosa do município, muito forte e presente no progresso de Ituporanga, também faz parte do acervo do museu.
O local está aberto à visitação pública de segunda a sexta no horário comercial.
Horário de funcionamento segunda à sexta 8:00 às 12:00hrs e 14:00hrs às 17:00hrs
Telefone: (47) 3533-3732


9 - Parque Nacional da Cebola

A Festa Nacional da Cebola surgiu diante da necessidade de divulgar o produto cebola e mostrar a sua qualidade nacionalmente procurando fomentar a comercialização. A primeira Festa da Cebola em Ituporanga ocorreu em 1981, com o nome de EXPOCACE (Exposição Catarinense de Cebola) e foi realizada nas dependências da Igreja Matriz Santo Estevão. A realização da segunda, terceira e quarta EXPOCACE ocorreram no Pavilhão de Eventos do município denominado João Carlos Thiesen, no centro de Ituporanga.
No ano de 1984, por meio de Ato Oficial do Ministério da Agricultura e Abastecimento, a EXPOCACE foi elevada para EXPONACE (Exposição Nacional da Cebola), sendo que a sua primeira edição ocorreu no período de 14 a 17 de fevereiro de 1985. Para a realização deste evento foi construído o Parque da Cebola, na localidade de Cerro Negro, que conta hoje com uma área de terras de 265.000 m² e uma área construída de 20.000 m² .
As festas se sucederam nos anos de 86, 87, 88, 89, 91, 92, 93, 94, 96, 00, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11 ,12 e 2014 até os dias atuais, procurando sempre buscar novas alternativas e tecnologias para a produção de cebola, além, de continuar divulgando a qualidade do nosso produto no País e no Mercosul. Durante as festas são promovidos eventos com características culturais, técnicas e de recreação, que proporcionam integração dos municípios da região do Alto Vale do Itajaí, com uma população estimada de 300.000 habitantes. Além disso atrai grande número de visitantes de todo o Brasil e países do Mercosul.


10 - Cachoeira do Rio Bonito

Com o desenvolvimento do turismo de aventura em Ituporanga, o lugar de destaque é a cascata do Rio Bonito: uma queda de 65 metros com três cavernas. Para facilitar o acesso de veículos ao local, foi construída uma trilha em meio a mata. O cicloturismo é uma excelente modalidade, com estradas rurais de beleza rara e outras belezas naturais espalhadas por toda a extensão do território.


Portal - Monumento Colonizadores

Descendentes de alemães, italianos e portugueses, os colonos chegaram a partir de 1912. Até 1924, a localidade chamava-se Generosópolis, mas uma cascata no Rio Itajaí mudou a denominação para Salto Grande. O nome definitivo veio porque já existia uma cidade denominada Salto Grande - o significado, porém, é o mesmo: Ituporanga é salto grande em tupi-guarani. O município foi criado em 30 de dezembro de 1948 e instalado em 14 de fevereiro de 1949.

(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail