Você conhece o Lar da Solidariedade em Ituporanga?

Data: 23/05/2017
Secretaria/Setor: Secretaria de Assistência Social
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Você conhece o Lar da Solidariedade em Ituporanga?

Administração Municipal resgata o verdadeiro sentido deste serviço de acolhimento às famílias carentes

O Lar da Solidariedade, entidade que realiza ações comunitárias em Ituporanga, mantida com recursos municipais e doações da comunidade, está se reestruturando e já apresenta uma nova maneira de trabalhar e continuar ajudando as famílias carentes da cidade com maior eficiência e qualidade.

Atualmente são mais de 300 famílias cadastradas e mais de 100 crianças atendidas individualmente todos os meses, que através das doações feitas pela comunidade e serviços prestados pelas funcionárias do Lar da Solidariedade, podem levar pra casa roupas e calçados em bom estado, além de cobertores, roupas de cama, travesseiros e demais necessidades.

Segundo a diretora do Lar, Suely Tania Grahl de Fragas, a Leleca, desde o início dos trabalhos em janeiro, muitas coisas mudaram no Lar da Solidariedade, principalmente com relação a manutenção das doações recebidas que agora estão todas dispostas em araras e prateleiras, doadas por pessoas da comunidade, que antes ficavam todas jogadas no chão acumulando sujeira e mofo.

“Nós temos tudo separado, e quando recebemos uma família já sabemos o que direcionar para que eles façam a escolha das peças. Outra coisa que estamos implantando é um controle das famílias atendidas, das visitas que são feitas e principalmente das necessidades de cada uma delas”, comentou.

No Lar da Solidariedade trabalham três funcionárias, que se dividem em atender as famílias, administrar a entrada de doações, triagem e controle das retiradas, organização do ambiente e reparos que são feitos em muitas peças para que estejam em boas condições de uso, além de criação de kits para gestantes, confecção de bolsas e kit para moradores de rua e artigos para decoração em datas festivas como Festa da Cebola, Páscoa e Natal.

A diretora ainda conta que estão disponíveis, peças infantis desde recém nascidos, peças para adolescentes, mulheres e homens, sendo que atualmente a maior necessidade é por roupas masculinas, principalmente de adolescentes e adultos. Também são importantes as doações de cobertores, roupas de cama e toalhas de banho.

O prefeito de Ituporanga, Osni Francisco de Fragas, o Lorinho, acredita que este trabalho se torna cada vez mais essencial no município. “Muitos moradores de rua que chegam em busca de oportunidades em nossa indústria e agricultura, muitas vezes ficam sem condições de voltar pra casa, de se alimentar e até se vestir. Além de todo o atendimento que o Lar da Solidariedade faz para as famílias mais carentes, a entidade presta o serviço de apoio aos moradores de rua em parceria com a Secretaria de Assistência Social”, disse.

A secretária de Assistência Social, Janete Mees Juttel, comenta a importância da parceria. “Hoje o CRAS faz um atendimento muito importante às famílias de Ituporanga, dando oportunidade e condições dignas às pessoas. Com o apoio do Lar da Solidariedade podemos ajudar a desenvolver essas famílias, além de praticar o bem, destinando as doações da comunidade”, finalizou. 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail