Vigilância Sanitária de Ituporanga realiza constante análise da água

Data: 24/05/2019
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde

Vigilância Sanitária de Ituporanga realiza constante análise da água

A Secretaria de Saúde de Ituporanga, por meio da Vigilância Sanitária, realizou nesta semana mais uma coleta de água para análise nas duas estações de tratamento do município, no Centro e na comunidade de Bela Vista. As amostras agora seguem para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Florianópolis.

Como explica o fiscal de Saúde Pública, Edu Claudio Schneider, essa é uma forma de constantemente garantir que a água distribuída para a população esteja em boas condições, sem apresentar riscos à saúde da população.

As análises de água ainda acontecem em vários outros pontos do município todos os meses, e segundo Schneider, as avaliações são satisfatórias. “É importante que a população saiba desse trabalho e que possa ter maior segurança no consumo da água que é distribuída em Ituporanga”, comentou o fiscal.

Esse trabalho faz parte do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), que tem como escopo ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Estas ações são desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde Municipais, responsáveis por realizar as coletas de água nos pontos onde há consumo humano, Secretarias de Saúde Estaduais, responsáveis por analisar a água por meio dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública e monitorar os resultados no sistema de informação SISAGUA (Sistema de Informação da Qualidade da Água para Consumo Humano) e, pelo Ministério da Saúde responsável pela Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental.

Além disso, as Vigilâncias Municipais são responsáveis por alimentar no SISAGUA e monitorar os dados referentes ao controle de qualidade da água (mensal, trimestral e semestral), analisados por laboratórios contratados pelo Prestador de Serviço de Abastecimento de Água.

Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2019
Horário de Atendimento: 8h às 12h e 14h às 17h.