Uma rua pavimentada a cada 50 dias em Ituporanga

Data: 17/04/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Urbanismo
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Uma rua pavimentada a cada 50 dias em Ituporanga

A Capital da Cebola se consolida, ano após ano, como um polo microrregional em pleno desenvolvimento. O Município, com população superior a 23 mil habitantes, recebe diariamente visitantes de todo o Alto Vale, seduzidos pelas paisagens exuberantes e atrativas possibilidades de investimento. A franca expansão tem contado com suporte importante do poder público, que atua em áreas ainda carentes da cidade, como é o caso da pavimentação no perímetro urbano – desde que Arno Zimmermann assumiu a prefeitura, em janeiro de 2013, um calçamento foi entregue à população a cada 50 dias, em média. Já foram 16 ruas pavimentadas; outras 15 devem ficar prontas ainda esse ano.

O projeto “Pavimentação Comunitária” é apontado como o grande trunfo para o sucesso dos investimentos. Por meio dele, a prefeitura disponibiliza mão de obra, infraestrutura completa, e maquinário, e os moradores bancam o material. Outra forma de custeio encontrada pela administração municipal envolve recursos do Governo Estadual por meio do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), com contrapartida da população beneficiada.

“Queremos pavimentar muitas ruas, por isso buscamos apoio político e também a parceria com os moradores. A união de esforços é ideal para solucionar de forma mais ágil o problema da lama e da poeira, que incomoda tantas famílias há anos”, explica o prefeito Arno. Estima-se que 140 ruas na área urbana de Ituporanga estejam na fila para a pavimentação.

 

Cronograma de trabalho

 

 A primeira pavimentação, executada pela gestão Arno e Angelita, foi no início de 2013, tão logo a dupla assumiu a administração do Município. O sonho de duas décadas das cerca de 50 famílias no Loteamento Frei Jerônimo se tornou realidade. O calçamento nos 230 metros da rua aumentou a autoestima e qualidade de vida dos moradores. Foram investidos R$ 80 mil – tudo com recursos próprios. “Foi a primeira obra realizada com a arrecadação do IPTU. A população carente que mora nesta área pagou seus impostos, e viu o dinheiro voltar em forma de pavimentação”, lembra o Prefeito Arno.

Outras obras contemplam milhares de pessoas em diversos bairros. Com recursos do Fundam, já foram pavimentadas as ruas: Leonardo Krieger, Fabrício Mees, Avenida Rui Barbosa, Argentina, Ana Bepler Clasen e Moacir José Lemhkul. Já as ruas Joaquim de Oliveira, Reinaldo Mees, Francisco Machado, Leonardo Eyng, Ascendino Santos Moreira, Castelo Branco, São Paulo, Hudo Deck e Presidente Costa e Silva foram pavimentadas por meio do projeto de Pavimentação Comunitária.

“Estamos felizes e satisfeitos com o trabalho realizado. Moro há 46 anos aqui, e essa obra é uma reivindicação de muito tempo. Volta e meia a rua precisava de reparos. Agora nós teremos mais qualidade de vida”, comemora Antônio Vendramim.

Dona Terezinha Nienkotter Willemann reside há quatro anos na Avenida Rui Barbosa – que recebeu o calçamento por meio do Fundam – e afirma que o local se tornou mais valorizado depois da obra. “Estou contente demais. Ficou linda a nossa rua. Um projeto bem feito, que contemplou até as nossas calçadas com acessibilidade. Além do visual e da valorização do nosso imóvel, agora acabou aquele pó e a lama que eram comuns por aqui” afirma ela.

Nos próximos dias a Prefeitura dará continuidade ao trabalho iniciado em 2013. “Já pavimentamos 16 ruas até agora e continuaremos realizando parceria com os moradores. Seguimos também muito firmes na busca de apoio político para que, no decorrer deste ano, mais 15 ou 20 ruas sejam pavimentadas”, assegura o prefeito Arno.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail