Secretaria municipal de educação de Ituporanga promove caminhada pela paz

Data: 18/09/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Educação e Cultura
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Secretaria municipal de educação de Ituporanga promove caminhada pela paz

A iniciativa faz parte do projeto “Tecendo a Paz” desenvolvido nas escolas e tem o objetivo de envolver os alunos, famílias e a comunidade

 

Com o propósito de disseminar uma cultura da não violência nas escolas e na sociedade por meio de trabalhos desenvolvidos pelas unidades de ensino, a secretaria de educação de Ituporanga promoveu desde o início do ano letivo de 2015 o projeto “Tecendo a Paz”, com alunos desde o berçário até o 9º ano. O assunto foi trabalhado de forma pedagógica com os estudantes em sala de aula. A iniciativa envolveu também os pais com a intenção de resgatar o potencial de viver em família a partir de uma educação para a paz, com a melhoria da qualidade de vida, num exercício de convivência estimulando atitudes de sensibilização, comunicação e solidariedade dentro e fora das escolas da Rede Municipal.

Na próxima segunda-feira, dia 21, quando é comemorado o Dia Mundial da Paz, será também comemorado o encerramento do projeto desenvolvido em 2015, com uma grande caminhada pelo Centro da cidade. O evento inicia a partir das 14h, e deve reunir professores, pais e alunos, e demais pessoas interessadas em participar, todos vestidos de branco e cantando a música tema do projeto. Além disso, uma grande colcha com imagens que remetem ao tema estará exposta durante toda a caminhada. A colcha faz parte da iniciativa e foi confeccionada com pedaços de tecido que cada família recebeu para produzir em casa junto com os filhos, podendo utilizar a criatividade para demonstrar de alguma maneira em cada retalho o significado da paz. A ação ainda contará com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas, que mobilizou as lojas, e as vitrines estarão decoradas como forma de prestígio à data.

De acordo com a secretária municipal de educação, Solange G. Petry, o projeto atingiu o objetivo. “Estamos muito felizes com o resultado alcançado. Cada escola utilizou um método diferente para abordar o tema dentro da sala de aula, com teatro, palestra, música, literatura, e as famílias também participaram do processo. Com essa iniciativa foi possível integrar pais, alunos e comunidade. Em 2016 o projeto “Tecendo a Paz” com certeza continuará”, afirmou.

“Essa foi mais uma ação da equipe da secretaria da educação que interfere diretamente na vida das nossas crianças, adolescentes e também dos pais. Algo que com certeza renderá frutos agora e no futuro. Convidamos toda a população para fazer parte desta caminhada e incentivar essa importante iniciativa”, destacou o prefeito Arno Zimmermann.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail