Projeto Saúde na Escola tem dentista atuando na prevenção em Ituporanga

Data: 06/09/2017
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Projeto Saúde na Escola tem dentista atuando na prevenção em Ituporanga

Um projeto que já acontece a algum tempo em Ituporanga tem tomado proporção e ganhado apoio das escolas, professores, pais e alunos, que vêem a saúde bucal como peça importante para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. O Projeto Saúde na Escola (PSE) é adotado pela Secretaria de Saúde do município para trabalhar a prevenção, promoção e atenção básica à saúde.

O PSE está sendo aplicado na escola Aleixo Dellagiustina, que atende mais de 400 alunos da rede pública de ensino, pelo dentista Tiago Dolzan, que atua na Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio, com a auxiliar Maiara Muniz. As turmas contempladas nesta fase são da 1ª e 2ª série, com a supervisão da professora Katia Lena Petry. Além do Aleixo Dellagiustina, outras escolas do município também recebem o projeto.

Entre os exercícios e atividades aplicadas pelo profissional, está principalmente o ensino da escovação correta, os cuidados com alimentação e com a higiene bucal. A professora Katia contribuiu com a construção de um porta-escovas, tornando mais fácil o hábito da escovação na escola e o acompanhamento por parte da equipe.  

O secretário de Saúde, José Carlos Farias, explica que essa iniciativa de prevenção é um passo importante para a melhora da qualidade de vida da população. “Quando a gente investe na prevenção, a probabilidade dessas crianças procurarem o dentista futuramente para tratamento de cáries, por exemplo, é bem menor. Além da saúde, os custos com prevenção também são menores que com os tratamentos”, comentou.

Por conta do projeto, que é incentivado pelo Governo Federal, já que é um dos quesitos básicos para a liberação de recursos, os dentistas das unidades de Saúde de Ituporanga têm um dia por semana para estar nas escolas trabalhando a educação preventiva. Porém, o secretário de Saúde garante que casos de emergência serão atendidos.

“Precisamos liberar esse profissional para estar nas escolas e neste período a população que necessitar de atendimento de urgência, poderá até ser encaminhada para outra unidade, se houver realmente necessidade”, comentou Farias. “O importante é intensificar esse trabalho de prevenção e garantir que a saúde pública de Ituporanga tenha um diferencial na promoção da saúde bucal”, finalizou. 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2018
Horário de Atendimento: 8h às 12h e 14h às 17h
Webmail