Secretaria de Saúde realiza mutirão de preventivos

Data: 30/10/2013
Secretaria/Setor:
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

A Prefeitura de Ituporanga, por meio da Secre­taria de Saúde, promoveu no dia 23, um mutirão de preventivos em todas as Unidades Básicas de Saúde para marcar a campanha Outubro Rosa, realizada em todo o país. Durante o mutirão, foram realizados exames preventivos de colo de útero, exame das mamas e dadas orientações sobre a saúde da mulher. Para que todas as ituporanguenses pudessem se benefi­ciar, o horário de atendimento foi estendido até às 21h.

“Neste mês, o mutirão de preventivos tem um significado ainda mais especial, pois marca o Outubro Rosa, criado para conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preven­tivos, principalmente contra o câncer de mama”, comentou o secretário de Saúde, Diogo Poffo.

Na campanha do ano passado foram realizadas cerca de 180 mamografias e preventivos. Este ano, na última mobilização feita no mês de maio, mais de 200 exames foram realizados no município. “Nesta nova campanha, conseguimos um número supe­rior a este, com cerca de 250 mamografias”, afirmou a coordenadora da Saúde da Família, Daiana Pezenti.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saú­de, Ituporanga registrou cinco casos da doença que resultaram em morte, entre 2009 e 2013. Já a inci­dência de mortalidade por casos de câncer de colo de útero foi menor, sendo registrados apenas dois óbitos no mesmo período.

“Mesmo que estes números ainda sejam con­siderados pequenos, não podem ser ignorados. As mulheres devem ter muita atenção aos sintomas e sempre que possível realizar os exames nas unida­des de saúde, com profissionais capacitados, e em casa, com o autoexame da mama. Estas e outras explicações também estão sendo repassadas às mulheres ituporanguenses”, disse Daiana.

Novembro Azul

Agora a Secretaria de Saúde do município já está se organizando para a próxima campanha – “Novembro Azul”, que deve ser direcionada aos homens. Será realizada uma palestra em todas as unidades de saúde, onde serão abordados assuntos como: câncer de próstata e hábitos de vida saudáveis. O objetivo é despertar os homens ao autocuidado. Também serão disponibilizados exames para avaliação da saúde em geral e especialmente o PSA (exame que indica alteração da próstata). Este exame não é feito pelo SUS. O município vai disponibilizar o mesmo em forma de um mutirão. 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail