Secretaria de Saúde promove mutirão de preventivos

Data: 07/05/2013

A Prefeitura de Ituporanga promoverá, na próxima quarta-feira (08), através da Secretaria de Saúde, o mutirão de exames preventivos. Todas as unidades de saúde do município realizarão os exames a partir das 14h. Nos bairros com maior população, como Gabiroba e Santo Antonio, duas pessoas ficarão nas unidades fazendo os procedimentos, e na unidade do Centro, quatro pessoas; nas demais, uma pessoa realizará o trabalho. O atendimento funcionará por ordem de chegada. A divulgação tem sido feita pelas Agentes Comunitárias de Saúde que, na visita às casas, levam folders e convidam a população feminina a participar.

O Secretário de Saúde, Diogo Poffo, ressaltou que as mulheres vão receber orientação sobre o autoexame e coleta de preventivo. Além disso, também será realizado o agendamento de mamografia para as mulheres acima de 40 anos. “O nosso foco é a prevenção, já que este tipo de exame detecta precocemente alterações nas células do colo uterino, podendo assim fazer o tratamento desde o início”, disse ele.

O objetivo é atender àquelas ituporanguenses que, devido à jornada de trabalho, não podem comparecer em horário normal de funcionamento. Também será servido um café para as mulheres.

O câncer de colo de útero é uma doença de evolução lenta, que em fase inicial não apresenta sintomas. É também o único tipo de tumor 100% capaz de ter a prevenção como cura.  Por isso, é fundamental que todas as mulheres façam o exame preventivo pelo menos uma vez por ano.